Jeff Bezos está sendo criticado por decisão sobre segunda sede da Amazon

O acordo, que inclui as cidades de Nova York e Virgínia, provocou indignação em moradores da cidades, políticos locais e em alguns analistas da indústria de tecnologia

0
shares

A Amazon anunciou formalmente nesta semana que irá dividir sua segunda sede, também chamada de HQ2, em duas cidades: Nova York e Virgínia. A companhia prometeu um investimento de US$ 2,5 bilhões e 25 mil empregos em cada uma delas. Em troca, as cidades estão dando à gigante de tecnologia bilhões de dólares em incentivos fiscais e subvenções. Mas, a decisão não tem agradado a todos. Este acordo provocou indignação de moradores da cidade e políticos locais, incluindo a recém-eleita Alexandria Ocasio-Cortez, e o senador Michael Gianaris.

Alguns nomes da indústria de tecnologia tomaram o Twitter para criticar o CEO da Amazon, Jeff Bezos, pela grande quantidade de dinheiro que as cidades estão oferecendo para receber a segunda sede, bem como pela falta de transparência na tomada de decisão. Em uma série de tweets, o programador dinamarquês David Heinemeier Hansson criticou Bezos por extrair "saques descarados" das cidades em um movimento de "dominação total". 

 

"A Amazon precisa ter todo um exército de gerentes de risco inteligentes. Ou eles não estão fazendo seu trabalho ou Jeff está fechando seus ouvidos para a mensagem deles. Essa estratégia parece extremamente arriscada. Continue assim e os agentes antitrustes acabarão obtendo apoio suficiente para explodir tudo", disse Hansson.

 

"É completamente impróprio ver a Amazon extrair tanto dinheiro das cidades do HQ2. Por que diabos a Amazon precisa de esmolas do governo? Bezos, como literalmente o homem mais rico do mundo, presidindo isso é vergonhoso", disse em outra postagem. Mas ele não foi o único na comunidade de tecnologia a criticar Bezos. Scott Galloway, professor da New York University, e Anil Dash, empresário e tecnológico americano, também usaram o Twitter para expressar suas frustrações com a Amazon.

"A boate mais badalada de Nova York é a "HQ2". Tem microfones sempre ligados, drones de entregas, um estúdio de TV de prestígio esperando pelo Emmy, empregos altamente subsidiados, Dan Cortese da MTV ...", disse Anil Dash em seu Twitter.

"HQ2 ... e 3 ... são oficiais, após 14 meses de jogo na comunidade. O processo da Amazon HQ2 não foi transparente, mas esclarecedor: o Sr. Bezos e seu conselho carecem de caráter e código. #semisericordiasemalicia", afirmou Scott Galloway na rede social.

Até o momento, Bezos não se manifestou

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários