Google doará US$ 25 milhões para projetos sociais de inteligência artificial

Os projetos selecionados receberão - além do investimento - suporte e consultoria dos especialistas do Google

0
shares

Nesta segunda-feira (29), o Google anunciou que oferecerá cerca de US$ 25 milhões para projetos humanitários, sociais e ambientais que usarem inteligência artificial em seus projetos. O “AI Impact Challenge”, que ocorrerá no próximo ano, busca inspirar organizações a pedirem ajuda ao Google quando o assunto é machine learning - ou aprendizagem de máquina, em português -, um subcampo da inteligência artificial onde computadores analisam grandes conjuntos de dados para fazer projeções ou identificar padrões.

Desde 2005, o Google investe em organizações inovadoras que utilizam tecnologia para construir um mundo melhor. Atualmente, a empresa está em busca de projetos com diferentes níveis de impacto social e especialização técnica, que receberão - além do investimento - suporte e consultoria dos especialistas da companhia. “Acreditamos que a inteligência artificial pode fornecer novas maneiras de abordar problemas e melhorar significativamente a vida das pessoas. É por isso que estamos empolgados em apoiar organizações que estão usando o poder da IA ​​para enfrentar desafios sociais e ambientais”, disse a empresa.

De acordo com a Reuters, focar em projetos humanitários poderia ajudar o Google em recrutar profissionais capacitados e amenizar críticas ao demonstrar que seu interesse em inteligência se ateste para além do seu negócio principal, como o serviço militar. Após a negativa de funcionários, a companhia afirmou que não renovaria um acordo que analisa filmagens de drones militares nos Estados Unidos.

Apesar dos rumores, a diretora de Inteligência Artificial do Google, Irina Kofman, defende que o desafio não é uma resposta às reações. Segundo ela, mesmo que esses projetos não gerem receita direta para a empresa, muitos funcionários estão dispostos a trabalhar em projetos focados no “bem social”. Mas o Google não é o único gigante que possui iniciativas nesse sentido - a Microsoft e a Amazon também promovem iniciativas que buscam utilizar a inteligência artificial para impactar positivamente a sociedade.

AI for Social Good

O AI Impact Challenge faz parte da iniciativa AI for Social Good, que o Google anunciou hoje (29). O projeto busca aplicar os principais esforços de pesquisa e engenharia de inteligência artificial em projetos sociais, tanto dentro da própria companhia quanto no ecossistema como um todo. De acordo com o Google, o recrutamento dos projetos do desafio serão estabelecidos com o apoio dos centros de pesquisa da companhia. “Esses centros vão nos ajudar a encontrar e nos conscientizar dos esforços em curso no mundo que podem não estar em nosso radar aqui no Vale do Silício e nos ajudar a garantir que recebamos propostas de pessoas que estão fazendo trabalho globalmente”, disse o VP do Google.org, Jacqueline Fuller, ao Venture Beat.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários