Alemanha quer transformar o transporte público em gratuito

Ação foi anunciada após pressão da União Europeia, especificamente da Comissão Europeia de Meio Ambiente e irá no momento contemplar 5 cidades do país

0
shares

Após pressão da União Europeia, especificamente da Comissão Europeia de Meio Ambiente, Alemanha anunciou planos para transformar o transporte público gratuito nas cidades mais poluídas do país. Ação foi confirmada em carta enviada a Bruxelas e divulgada pela imprensa alemã. E a tecnologia tem um papel central nesta transformação do planeta.

Carta assinada pelos ministros do Meio Ambiente, Barbara Hendricks, e da Agricultura, Christian Schmidt e pelo chefe da chancelaria federal, Peter Altmaier, afirmou que a proposta visa fomentar o uso do transporte público para que consequentemente os cidadãos deixem os carros em casa e desta forma reduza a emissão de gases poluentes.

O governo também já listou as cidades para o período de testes da proposta: Bonn, Essen, Reutlingen, Mannheim, Herrenberg e Stuttgart – uma das mais poluídas do país. Além disso, a criação de “áreas de baixas emissões” para veículos pesados, as medidas também promovem o aumento do número de ônibus e outros veículos movidos a eletricidade e a ampliação dos incentivos aos carros elétricos de modo geral também estão previstos na proposta.

O único problema da proposta até agora é que as administrações municipais não foram avisadas antecipadamente, o que gerou diversas declarações por parte das prefeituras. A prefeitura de Bonn afirmou que o projeto não está nem sequer na fase de planejamento. Já a Associação de Municípios avisou que “quem teve a ideia, que pague”, se referindo a falta de esclarecimento de quem pagaria a bilionária conta do transporte público gratuito.

Vale ressaltar que o sistema de transporte alemão já opera no limite de sua capacidade em muitas cidades e que há décadas já observa um aumento no uso do transporte público. Além da Alemanha, mais 8 países estão sendo cobrados pela Comissão. Agora fique antenado das maiores tendências para se observar ao longo do ano e quais as apostas dos maiores especialistas do mercado com o nosso e-book 2018: The Observation Deck.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários