Google processa Uber e Otto por roubo de documentos secretos
Por Lucas Bicudo
24 de fevereiro de 2017 às 15:50 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Waymo, companhia de carros autônomos da Alphabet – a holding do Google -, está processando a Uber e sua empresa de caminhões autônomos Otto. A companhia diz que a Uber “se apropriou indevidamente” de seus segredos comerciais e infringiu suas patentes.
Especificamente, diz ter encontrado evidências de que a Otto e a Uber vêm usando elementos de sua tecnologia de sensores LiDAR, que a empresa revelou no início deste ano. Em sua denúncia, a empresa diz que desenvolveu uma “combinação de sistemas capazes de fornecer informações críticas para a operação de veículos totalmente autônomos”, que foram tomadas pelo fundador da Otto Anthony Levandowski – que anteriormente era gerente da Waymo.
Levandowski baixou mais de 14 mil “arquivos altamente confidenciais e proprietários”, antes de deixar a empresa. Surpreendentemente, a Waymo diz que descobriu o “roubo” quando um fornecedor acidentalmente a copiou em e-mails destinados para as outras duas startups, que continha um desenho de um circuito igualzinho ao produzido na casa.
A denúncia faz ainda mais alegações, acusando outros ex-funcionários da Waymo, que se juntaram à Otto, de baixarem mais de seus segredos comerciais, incluindo listas de fornecedores e documentos técnicos.
O processo cita que o desenvolvimento da própria tecnologia LiDAR da Otto foi a chave para a sua aquisição pela Uber. Levandowski e sua companhia ganharam mais de meio bilhão de dólares diretamente com o roubo.
Obviamente este é um enorme revés para a Uber, num momento em que também está enfrentando um monte de problemas internos e externos relacionados ao suposto assédio sexual realizado por um ex-funcionário.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários