Você nunca mais vai ficar em dúvidas de onde uma encomenda está

Da Redação

Por Da Redação

9 de março de 2017 às 14:55 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Um dos melhores aspectos da tecnologia é que, com ela, é capaz de melhorar certas operações que antigamente não eram tão funcionais. A principal transportadora do mundo, a Maersk, vai usar o blockchain para reduzir uma grande burocracia e facilitar para que cada usuário saiba onde está sua encomenda o tempo todo.

É um grande salto e um ponto muito interessante, para mostrar que a tecnologia do blockchain chegou para mudar milhares de pequenas coisas ao redor do mundo. Basicamente, o blockchain é um registro descentralizado de todas as operações, onde cada linha é baseada na anterior e criptografada – sendo impossível que elas sejam alteradas depois.

A Maersk pretende usar essa tecnologia para montar um grande centro de informações sobre cada uma das cargas em seus navios. Não é apenas os containers, mas cada mercadoria dentro deles. Com esse centro de informações descentralizado, vai ser possível encontrar qualquer carga em qualquer lugar do mundo facilmente.

Além disso, a transportadora e os seus clientes conseguem saber quais as questões burocráticas que a envolvem, já que cada container precisa em, média, de preencher mais de 30 tipos de papelada diferentes e ter mais de 200 encontros com autoridades.

Esse serviço está sendo feito pela IBM, que fez uma ferramenta baseada no blockchain para a Maersk. Outras 400 empresas estão interessadas nesta ferramenta, como o Walmart, para ter informação a respeito de cada um de seus produtos. Outras empresas estão trabalhando na tecnologia, como a Microsoft.

É interessante ver a tecnologia sendo utilizada por algumas das maiores empresas do mundo para mudar seus processos radicalmente. Acreditamos que é a inovação corporativa que permite empresas manterem-se competitivas no mercado e, portanto, mantém as vivas. Passamos nosso conhecimento neste mercado de inovação corporativa através do Corporate Class, um evento exclusivo em São Paulo. Não perca.