Uber compra startup de inteligência artificial e planeja centro de pesquisa

Avatar

Por Lucas Bicudo

5 de dezembro de 2016 às 15:35 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A Uber está fazendo uma aquisição estratégica em inteligência artificial. A companhia adquiriu a Geometric Intelligence, uma startup co-fundada por pesquisadores acadêmicos com experiência no campo que irão prover o core para um novo laboratório de inteligência artificial na sede da empresa em São Francisco.

A Uber já está evoluindo bastante em machine learning com sua equipe de pesquisa em Pittsburgh, mas lá eles estão focados em resolver problemas relacionados à tecnologia de piloto automático. Esse novo time analisará inteligência artificial mais amplamente, com foco na pesquisa básica, que provavelmente terá impacto em uma variedade de aplicações potenciais, como gerenciamento de rotas, por exemplo.

É também mais um sinal de que a empresa quer nadar entre gigantes da tecnologia como Google, Apple e Microsoft, cujos interesses vão além de um único domínio.

A equipe da Geometric Intelligence inclui o cientista cognitivo da NYU Gary Marcus, o professor de machine learning de Cambridge Zoubin Ghahramani, o professor de ciências da computação da University of Central Florida Kenneth Stanley e o doutor em neurolinguística Douglas Bemis.

O foco da pesquisa da GI tem sido como fazer sistemas e agentes de IA reconhecerem cenários usando conjuntos de dados muito menores do que são normalmente necessários. Não há dúvidas que

Jeff Holden, Chief Product Officer da Uber, observou em um blog que, independentemente de qual aspecto do negócio da empresa você olhe, há um desafio comum encontrado na “negociação do mundo real” que representa um “problema de inteligência de alta ordem”.Construir a capacidade na pesquisa básica é quase certamente a maneira mais eficaz de resolver esse problema.

(via TechCrunch)

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]