Startup desenvolve propaganda segmentada para outdoor digital em estradas

Avatar

Por Lucas Bicudo

9 de março de 2017 às 15:47 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Se você dirigir pelas estradas de Moscou, poderá notar um outdoor digital no canto da estrada que anuncia propagandas destinadas a você, conforme vai se aproximando. Como isso? Se você estiver dirigindo um Volvo XC60 durante o dia, por exemplo, o outdoor anunciará um novo SUV para você comprar.

A publicidade segmentada é familiar para qualquer pessoa que navega pela Internet. Entretanto, a startup Synaps Labs a trouxe para o mundo físico. Ela combina câmeras de alta velocidade, que a uma distância de cerca de 180 metros, conseguem capturar imagens do seu veículo, reconhecer marca e o modelo e, assim, segmentar propagandas de acordo. Tudo isso graças à machine learning.

Quão amplo poderia ser esse tipo de publicidade? Há muito um anunciante pode dizer sobre você a partir do carro que você dirige, diz a Synaps. De fato, uma pesquisa recente de um grupo de pesquisadores de Stanford, descobriu que usar deep learning para analisar a marca, modelo e ano de veículos visíveis no Google Street View poderia estimar com precisão a renda e nível de educação de residentes de um bairro.

O modelo de negócios da Synaps é vender seus serviços aos proprietários de outdoors digitais. Esse tipo de publicidade pode aparecer com mais frequência, permitindo que os operadores vendam mais anúncios. De acordo com a startup, um anúncio direcionado, exibido 8.5 mil vezes em um mês, alcançará o mesmo número de motoristas (aproximadamente 22 mil), do que um anúncio típico mostrado 55 mil vezes.

Na Rússia, Synaps espera estar operando entre 20 a 50 outdoors este ano. A empresa também está planejando um teste nos EUA, onde há cerca de 7 mil outdoors digitais, um número que cresce 15% ao ano. Com uma série de anúncios digitais ao longo da estrada conforme um carro segue adiante, a publicidade de outdoor poderia se tornar algo parecido com as histórias contadas na televisão e internet, diz cofundador Alex Pustov.

Há limites para o que a empresa vai usar suas câmeras. A Synaps não venderá dados sobre motoristas individuais, embora esteja interessada em usar padrões agregados de tráfego para serviços como a análise preditiva e sociodemográfica de usuários em uma área, por exemplo.

Por motivos de segurança, os dados de placa são criptografados e a empresa diz que vai cumprir com os regulamentos locais.

(via Technology Review)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]