StartSe no Texas: como o estado quer se tornar o maior polo de negócios do mundo

Da Redação

Por Da Redação

26 de julho de 2016 às 20:41 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Segunda maior economia americana, eleito melhor estado para se fazer negócios no Estados Unidos onze vezes consecutivas e com planos ambiciosos. O Texas quer se tornar o estado mais rico do país nos próximos 10 anos, e eles contam fortemente com o poder de tração de novas startups para chegar lá.

Você já deve ter ouvido falar no Texas alguma vez na vida, um dos mais importantes estados americanos, casa de gigantes da NFL como o Dallas Cowboys, casa de presidentes americanos como George W. Bush, Dwight Eisenhower, Lyndon Johnson, terra rica em petróleo, das caminhonetes cada vez maiores e grandes metrópoles. O Texas pretende tomar o posto da Califórnia e ser o estado mais rico do Estados Unidos nos próximos anos, e e pra isso tem investido pesado para receber grandes corporações no mundo, tradicionais e startups.   Atualmente o estado detém o mesmo número de empresas bilionárias que a Califórnia (51), o estado sedia atualmente empresas como: Exxon, AT&T, American Airlines, NASA, HP Enteprise, e recentemente outras grandes corporações anunciaram que vão levar suas sedes para o estado, como a Toyota por exemplo, que promete grandes inovações no setor automotivo e escolheu o Texas como nova sede.

Nas últimas décadas o Texas percebeu que seria arriscado viver apenas de Petróleo, e começou diversificar suas atividades, inclusive energética, com isso, o estado melhorou suas estruturas, organizou e diversificou seus negócios e gerou desde 2007 1,2 milhões de novos empregos, contra os 700 mil médios do restante do país.

A US Freedom Capital, centro regional Texano especializado em programas de vistos EB-5 americano tem parte importante na captação desses investimentos. Estrangeiros que queiram investir nos Estados Unidos e serem comtemplados com Green Card tem escolhido massivamente o Texas, que recentemente foi eleito cela revista Chief Executive Magazine numa pesquisa com 511 CEOs o melhor lugar para se fazer negócios nos Estados Unidos. Nova Iorque e Califórnia ocupam apenas as últimas colocações da pesquisa, que encara particularidades como: Qualidade de vida, custo x  beneficio legal e tributário, qualidade de mão de obra e estrutura industrial (aeroportuária e portuária).

Mas porque grandes empresas do mundo tem escolhido o Texas como sede? 

POSICIONAMENTO, ESTRUTURA E POLITICA ECONÔMICA = MELHOR CUSTO BENEFICIO

texas1

O Texas possuí posicionamento central estratégico no Estados Unidos, tanto internamente quanto para o mercado internacional, os aeroportos de Dallas e Houston por exemplo possuem conexões centrais melhores distribuídas, tanto para Europa e Ásia quanto para os Estados Unidos e América Latina, além o estado tem as melhores estruturas portuárias e escoamento para o Atlântico o que passa ser um grande logístico para grandes empresas.

Outro fator decisivo observado no Texas é sua geografia e estrutura metropolitana, o Texas investiu pesado nas últimas décadas, principalmente em estrutura viária e urbana. As grandes metrópoles do Texas como Dallas/Fort Worh, Houston, San Antonio e Austin tem uma das melhores estruturas hídricas e energéticas do país, a geografia plana permitiu uma expansão organizada, grandes rodovias e aeroportos, como resultado temos um estado que tem capacidade de triplicar sua estrutura populacional nos próximos 30 anos, enquanto outros estados sofrem com o abarrotamento, causando um aumento no custo de vida, de contratação de funcionários e consequentemente na implementação de novos negócios.

Ao contrário de outras regiões potenciais como Tel Aviv em Israel ou o próprio Vale do Silício na Califórnia, o Texas não pretende condensar sua economia e comunidade numa única cidade-market, mas distribuir e diversificar entre suas principais metrópoles, algo que de fato já acontece. (DFW-HOUSTON-AUSTIN-SAN ANTONIO).

 

Mas, como é o cenário exclusivo de startups no Texas?

Apesar de anunciar recentemente grandes investimentos e aberturas, o cenário startup no Texas já é altamente ativo, principalmente em Austin e na metrópole de Dallas/Fort Worth. Grandes empresas, como a própria Apple já levou instalações para o Texas para se aproveitar de benefícios que não existem mais no Vale do Silicio, como: Custo tributário estadual (no Estados Unidos cada estado tem seus impostos), abundância de mão de obra, estrutura de escoação, capacidade energética, e áreas industriais especificas para cada tipo de negócio. O Texas detém também o posto de estado que mais incentiva a indústria local, cerca de U$20 bilhões de dólares são revestidos em incentivos anualmente em empresas Texanas.

O cenário Startup no Vale do Silício ainda é mais aquecido que o Texano, mas a considerar fatores como distribuição, incentivo e capacidade de tração, não é difícil imaginar a razão pela qual os Texanos acreditam que vão tomar o posto dos Californianos. A estagnação estrutural, que acaba refletindo na indústria no Vale pode ser medida por exemplo na capacidade de recuperação pós crise, o gráfico abaixo mostra o crescimento real dos dois estados após o ano de 2008, o crescimento Texano tem muita relação com a distribuição de sua renda em vários polos, capacidade de crescimento, a diversidade da sua cadeia produtiva e o incentivo estadual.

texas2

As duas principais cidades para Startup atualmente no Texas são: Metrópole de Dallas/Fort Worth e Austin

DALLAS/FORT-WORTH

            A metrópole de Dallas/FortWorth abriga 1 de cada 4 moradores do Texas, a região tem atualmente cerca de 7,5 milhões de habitantes e abriga grandes empresas americanas. A região possui um alto crescimento do cenário startups, principalmente ao norte da metrópole. Alguns dados sobre a região de DFW.

DFW é a terceira melhor região para trabalhar nos Estados Unidos, segundo a Forbes.
DFW é a quarta melhor cidade para trabalhos no setor de tecnologia, sendo a Smartasset.com.

DFW tem a quarta maior população do Estados Unidos.

DFW é sede de 21 das 51 corporações bilionárias do Texas.

DFW possui atualmente 55 fundos de investimento registrados (private equity, venture capital and angel capital).

DFW possui atualmente 24 estações de co-working.

DFW (Texas) possui um custo 24% menor de moradia que a média do país.

DFW Possui dois grandes aeroportos

DFW é sede de duas das maiores empresas de aviação americana, American Airlines e Southwest Airlines

DFW possui rotas para 57 países diferentes

DFW possui rotas para 134 cidades no Estados Unidos.

AUSTIN

texas3

Austin possui um sistema para Startups muito ativo, foi eleita recentemente pela savills world research como melhor cidade do mundo para empresas de tecnologia, a área de Austin possui atualmente cerca de 4700 empresas do setor, até o ano passado mais de U$1 bilhão em tinha sido investido apenas em Austin.

Austin também recebe anualmente a conferência SXSW, um festival sobre música, filme e interatividade, extremamente voltado aos setores de tecnologia e desenvolvimento. O festival é um dos principais no mundo, e contou com nomes como do presidente americano Barack Obama no ano passado.

O Texas já é um estado altamente corporativo, e aceleradamente passa ser um grande estado para startups. A questão agora é acompanhar de perto esse crescimento ou possibilidades, em duas frentes: da perspectiva de negócios do Texas que podem ir ao Brasil ou américa latina e de empreendedores brasileiros que queriam trazer seus negócios para o Texas.

Nas próximas semanas falaremos mais sobre o ecossistema startup e sobre o cenário macroeconômico no Texas, inclusive sobre a perspectiva de ter um negócios aqui, que é o nosso caso.

Marlon Corrente é empresário e escritor, atualmente é co-fundador e CTO na Jamal Up, startup americana de economia colaborativa. Mora no estado do Texas nos Estados Unidos.

Para dúvidas ou informações, você pode escrever para: marlon@jamalup.com

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e adjudá-lo a empreender.