StartSe no Mundo: conheça o coworking mais impressionante de Bali, feito todo de Bambu

Avatar

Por Eduardo Glitz

25 de Maio de 2016 às 16:44 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Ainda no Brasil quando eu comecei a estudar as startups e coworkings da Ásia eu descobri um local chamado Hubud. Só pelas fotos fiquei impressionado e ansioso para conhecer. Fica  na cidade de Ubud, por isso o nome, que é uma mistura de “Hub” com Ubud. A cidade é  o principal destino turístico de Bali, na Indonésia. É uma cidade diferente de tudo, altamente mística e mantém muito da cultura e da religião local. Por isto é o destino de muitas pessoas que estudam Yoga, apreciam seus hábitos e busca um melhor balanceamento na vida.

O Hubud é um grande coworking, logo que cheguei na frente do endereço vi uma escada preta com flores laranjas em cada degrau e uma placa dizendo que era ali o local que eu estava ansioso para conhecer já a alguns meses. Antes de chegar na porta de entrada, ainda na escada, encontram-se dezenas de chinelos, já entendi a regra do local e retirei meus sapatos, deixando na mesma escada. E também aprendi que na próxima vez posso ir de chinelo.

O local é altamente inspiracional, construído todo de bambu, no andar de baixo encontram-se diversas mesas, algumas inclusive com uma bela vista para o jardim. Ainda neste andar temos a área do café, ponto alto do local, são diversas mesas de madeira que ficam em um deck, onde de um lado tem um belo jardim, e do outro uma vista de deixar qualquer um impressionando. Os arrozais de Bali são uma das paisagens mais bonitas da região, e alguns privilegiados podem sentar e trabalhar o dia todo olhando para eles. E ainda de quebra ter um café que oferece sucos e lanches orgânicos, mantendo assim o espírito do ambiente.

O segundo andar é ainda mais surpreendente, luz baixa, uma série de mesas ao estilo oriental, baixas e sem cadeiras, somente almofadas, lembrando aqueles restaurantes japoneses tradicionais. Além de salas de reunião e as famosas cabines para falar no Skype. Uma área realmente para quem quer um ambiente de trabalho ainda mais leve que o andar inferior onde era possível simplesmente apreciar os arrozais, tomar um suco orgânico e sentir a brisa que vem das matas que cercam a cidade.

O Hubud tem hoje 240 membros, a sua grande maioria profissionais autônomos ou startups. É também destino de muitos nômades digitais, ou seja aqueles profissionais que rodam o mundo trabalhando pela internet. Segundo Rysianna, a responsável pelo local, já trabalharam no espaço nos últimos três anos, pessoas de 60 nacionalidades diferentes. E por coincidência quando eu estava terminando minha reunião com uma das startups, um brasileiro que estava sentado próximo me viu e chamou. É um empreendedor que está rodando a Ásia trabalhando em coworkings e construindo a sua startup. Será o assunto para um artigo na próxima semana. Não percam!

IMG_5360 IMG_5357 IMG_5350 IMG_5340 IMG_5328 IMG_5333 IMG_5335

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e adjudá-lo a empreender.