StartSe no Mundo: conheça a startup que quer realizar um sonho de todas as mulheres, criar seu próprio sapato

Com uma plataforma amigável as mulheres podem criar seus próprios sapatos, do início ao fim, todos os detalhes ficam por conta do cliente.

Avatar

Por Eduardo Glitz

11 de abril de 2016 às 19:40 - Atualizado há 4 anos

O nome dela é Shoes of Prey, foi fundada em 2009 por Michael Fox, Jodie Fox e Mike Knapp, eles eram ex-executivos do Google e ela sempre trabalhou com publicidade. O toque feminino de Jodie garante, segundo ela, que a empresa é feita por compradoras de sapatos para compradoras de sapatos. E os números da empresa impressionam, já foram mais de 6 milhões de pares de sapatos criados pelos clientes, são 5 escritórios espalhados pelo mundo e mais de 200 funcionários. Já no segundo mês a empresa atingiu o break even e depois do segundo ano passou de um milhão de dólares de receita.

Como a grande maioria das ideias, a empresa surgiu através da experiência pessoal de Jodie, segundo ela tudo começou para resolver um problema seu “Eu sempre gostei de sapatos, mas nunca conseguia me apaixonar por um pois sempre tinha algum problema, ou eu não gostava da cor, ou de algum acessório, ou da altura do salto. Uma vez eu estava viajando, e da mesma forma que existem os alfaiates para fazer os ternos sob medida eu encontrei uma pessoa que fazia sapatos sob medida. Fiz o meu, minhas amigas gostaram e queriam fazer os seus, e então eu visualizei a oportunidade que existia no mercado. ”

A empresa quer ser lembrada unicamente por 3 palavras “seu sapato perfeito”. E acredito que tenha sucesso, o nível de detalhes na personalização é impressionante. Você escolhe o modelo, depois pode personalizar a cor e o tecido de cada detalhe, do salto, das fivelas, da sola e mais diversas outras opções que tenho certeza que devem levar as mulheres a loucura. Cada detalhe do sapato pode ser alterado de acordo com o gosto da compradora, e tudo isto online com alguns cliques. Cada alteração implica em um ajuste para cima ou para baixo no preço, que no final deve variar entre 200 e 400 dólares australianos, que equivale a aproximadamente um intervalo entre R$450,00 e R$900,00.

Depois de todo processo de compra on-line o pedido é disparado para a fábrica, que leva até 4 semanas para produzir e então despachar para a casa da cliente. E Jodie disse que o resultado de tudo isto é que ao final nenhuma mulher vai ficar desejando um salto maior ou menor para seu sapato, uma cor diferente ou outro acessório. Será exatamente como ela sonhou e não irá ver outras pessoas com o mesmo sapato, muito menos chegar em casa segurando os sapatos na mão pelo salto por conta do incomodo.

O crescimento da empresa foi rápido pois claramente resolveram mais do que uma necessidade de muitas mulheres, conseguiram sim criar um desejo através de um processo simples de personalização do produto. Eles por enquanto estão presentes em poucos países. A oportunidade ainda existe no Brasil para aqueles que buscam uma boa ideia para empreender. Lembrando sempre que a ideia é importante, mas a execução fará toda a diferença.product-jodiefox-2

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e adjudá-lo a empreender.