StartSe no Mundo: conheça a Fishburners, o maior co-working da Australia

Avatar

Por Eduardo Glitz

15 de abril de 2016 às 01:01 - Atualizado há 5 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Estamos em Sydney na Austrália, um país com uma dimensão territorial parecida com a do Brasil mas com somente 20 milhões de habitantes. A capital não é Sydney, mas isto não é nada que desmereça esta cidade vibrante, são 5 milhões de pessoas das mais diferentes origens, que formam a maior cidade do país e que convivem em um ambiente de negócios muito ativo. O ecossistema de startups é robusto, é infinitamente maior do que o que vimos no destino anterior do StartSe no Mundo, a Nova Zelândia. Depois de algumas pesquisas descobrimos o local onde é o principal ponto de encontro dos empreendedores, investidores e todos envolvidos no ecossistema, a Fishburners.

IMG_2772

A Fishburners é o maior co-working da Austrália, são 170 startups que dividem um prédio de 4 andares. É uma instituição sem fins lucrativos, mantida por um grupo de empresas australianas. Nós tivemos oportunidade de conversar com Head da empresa e também com algumas startups e empreendedores que estão baseados no local, além de estar presente em um dos eventos diários que eles promovem.

A entrada do prédio é espartana, nada de recepção, você já cai direto nas escadas que levam para cada um dos 4 andares. No andar inferior encontrasse o chamado “Ideas Space”, no Brasil conhecido como “área de descompressão”, com mesa de ping-pong e outros jogos, um ambiente colorido com muitas poltronas, puffs e uma cozinha. Nos cantos tem mesas para reuniões casuais e lousas, um ambiente realmente muito inspirador.

IMG_2844

O segundo andar é todo para as startups e no terceiro existe um ambiente para eventos. Este é um ponto forte da Fishburners e que foi ressaltado pelos empreendedores que conversei. Diariamente ocorrem palestras, eventos de networking e apresentações de startups. Estive na palestra de um dos co-founders da Sherpa, empresa que já apresentamos em uma matéria anterior, o salão estava lotado, muitas pessoas em pé, antes do evento houve um período dedicado a networking, onde fiquei impressionado com a energia dos empreendedores do local. O palestrante foi recebido com muitas palmas e gritos de fãs, um empreendedor de sucesso em um ambiente de jovens sonhadores ávidos por conhecimento, não podia ser diferente, é tratado como celebridade.
O quarto e último andar é também dedicado às diversas empresas lá sediadas, da mesma forma que o segundo andar, suas paredes são cobertas por dezenas de frases motivacionais, as startups juntam-se em pequenos grupos de mesas, mas é comum ver muita gente em pé ao redor do computador de outro. Algumas mesas altas para reuniões rápidas compõem o ambiente, e o destaque fica para as cadeiras Ovo, brancas por fora e amarelas por dentro, e em formato de concha, são uma ferramenta essencial para manter a ordem no ambiente de trabalho, para falar telefone somente dentro delas, com um sistema especial de isolamento acústico elas garantem que ninguém será perturbado pelas conversas ao telefone do colega ao lado.

IMG_2838

O custo para ter sua empresa no espaço é de 400 dólares australianos por mês, aproximadamente R$1.000,00. Me parece um preço razoável e com certeza é viabilizado graás aos incentivo das grandes empresas que apoiam. Sem dúvida, o ambiente projetado pela Fishburnes é muito favorável para o desenvolvimento das startups, um empreendedor me comentou que diariamente entram jovens ali procurando emprego em alguma startup, segundo ele, nunca precisou ir atrás de pessoas para o seu time, pois só estando lá já atrai muitos talentos. Com certeza é um exemplo de co-working dedicado ao sucesso de suas startups, o seu slogan é “Fisburners, onde estão as melhores startups da Austrália”, acredito que estão tendo sucesso em seu objetivo.

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e adjudá-lo a empreender.