StartSe no Mundo: concurso elege as 5 melhores idéias de startups do mercado de vinhos

Avatar

Por Eduardo Glitz

31 de março de 2016 às 18:00 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A tecnologia vai orientar, de diferentes maneiras, a forma como os consumidores apreciam vinho. Ao menos de acordo com as cinco startups finalistas do desafio de inovação Brancott Estate Winexplorer, concurso neozelandês de projetos relacionados à bebida. O StartSe no Mundo teve acesso exclusivo às classificadas.

Segundo a gerente geral para inovação na empresa BlueChilli, Colette Grgic, a meta é mudar radicalmente o jeito como o vinho é apreciado. “As ideias vão desde mudar o entendimento do que é vinho como um todo até concentrar-se na garrafa em si. Foram abordados temas como educação, seleção, armazenamento e embalagem. Muitos competidores apostaram em usar a tecnologia de smartphones para educar e se comunicar com as pessoas. Também recebemos ótimas sugestões que combinam aplicativos com hardware e outros elementos para melhorar a experiência com o vinho.”

O desafio, cujas finalistas foram definidas em 6 de março, atraiu o interesse de mais de 100 inovadores da Austrália e da Nova Zelândia, com projetos em diferentes fases de desenvolvimento, de conceitos básicos em estágio inicial a protótipos. Os competidores incluíram fãs do produto, empreendedores experientes e ainda profissionais da indústria vinicultora.

IMG_2697A decisão final sai em 22 abril. Até lá, o público pode votar na melhor ideia no site do concurso. A votação on-line corresponderá a 15% da nota final e um grupo de especialistas julgará cada projeto para definir os outros 85%. O vencedor leva um prêmio de 35 mil dólares.

As cinco finalistas são:

BYO Vine Guide, por Ross Maher e Amy Luscombe: uma plataforma on-line para turistas apaixonados por vinho para permitir que os usuários criem roteiros personalizados entre vinícolas, baseados na avaliação dada por outros visitantes e em experiências específicas. Viajantes em regiões vinicultoras poderão facilmente identificar e planejar suas visitas de acordo com suas preferências.

Sipple, por Jamie. Metcalfe e Matt Rose: uma rolha de garrafa integrada com conexão wireless que, além de manter a bebida fresca, se comunica com um aplicativo para garantir que o produto seja consumido enquanto mantém o auge de sua qualidade – e para que nunca mais se desperdice vinho.

Vinnovate, por Joshua and Simon Schmidt: uma rolha de rosca que pode ser ativada manualmente para liberar aromas e sabores complementares ao vinho, ressaltando o gosto de acordo com o seu paladar ou com um prato específico.

Wineminder, por Tim MacTaggart e equipe: sensores de temperatura, aplicativo e ideias sobre envelhecimento de vinho se unem para criar um sistema de gerenciamento de adegas. O software avalia a condição atual de armazenamento para estabelecer as melhores janelas para consumir o vinho no auge de sua qualidade. A tecnologia dispensa palpites sobre as condições da bebida e garante que o vinho envelhecido seja apreciado na maturação perfeita.

Your Own Wine Adventure, por Scott Williamson e Nick Wyatt: uma aventura on-line na degustação de vinho guiada pelo usuário. O IMG_2698projeto dá a chance de o usuário explorar novos vinhos no conforto de sua casa. As garrafas são entregues em casa, junto com informação detalhada e lúdica sobre os rótulos, pois assim fica fácil e divertido expandir o conhecimento sobre a bebida.

“É empolgante ver esse leque de ideias abordando a experiência com o vinho de tantos ângulos diferentes”, comenta Patrick Materman, chefe de vinicultura da Brancott Estate e juiz da competição Winexplorer.

O StartSe no Mundo acompanhará de perto o resultado final e trará todas as informações para os empreendedores brasileiros.

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e adjudá-lo a empreender.