StartSe no Mundo: concurso elege as 5 melhores idéias de startups do mercado de vinhos
Por Eduardo Glitz
31 de março de 2016 às 18:00 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A tecnologia vai orientar, de diferentes maneiras, a forma como os consumidores apreciam vinho. Ao menos de acordo com as cinco startups finalistas do desafio de inovação Brancott Estate Winexplorer, concurso neozelandês de projetos relacionados à bebida. O StartSe no Mundo teve acesso exclusivo às classificadas.
Segundo a gerente geral para inovação na empresa BlueChilli, Colette Grgic, a meta é mudar radicalmente o jeito como o vinho é apreciado. “As ideias vão desde mudar o entendimento do que é vinho como um todo até concentrar-se na garrafa em si. Foram abordados temas como educação, seleção, armazenamento e embalagem. Muitos competidores apostaram em usar a tecnologia de smartphones para educar e se comunicar com as pessoas. Também recebemos ótimas sugestões que combinam aplicativos com hardware e outros elementos para melhorar a experiência com o vinho.”
O desafio, cujas finalistas foram definidas em 6 de março, atraiu o interesse de mais de 100 inovadores da Austrália e da Nova Zelândia, com projetos em diferentes fases de desenvolvimento, de conceitos básicos em estágio inicial a protótipos. Os competidores incluíram fãs do produto, empreendedores experientes e ainda profissionais da indústria vinicultora.
A decisão final sai em 22 abril. Até lá, o público pode votar na melhor ideia no site do concurso. A votação on-line corresponderá a 15% da nota final e um grupo de especialistas julgará cada projeto para definir os outros 85%. O vencedor leva um prêmio de 35 mil dólares.
As cinco finalistas são:
BYO Vine Guide, por Ross Maher e Amy Luscombe: uma plataforma on-line para turistas apaixonados por vinho para permitir que os usuários criem roteiros personalizados entre vinícolas, baseados na avaliação dada por outros visitantes e em experiências específicas. Viajantes em regiões vinicultoras poderão facilmente identificar e planejar suas visitas de acordo com suas preferências.
Sipple, por Jamie. Metcalfe e Matt Rose: uma rolha de garrafa integrada com conexão wireless que, além de manter a bebida fresca, se comunica com um aplicativo para garantir que o produto seja consumido enquanto mantém o auge de sua qualidade – e para que nunca mais se desperdice vinho.
Vinnovate, por Joshua and Simon Schmidt: uma rolha de rosca que pode ser ativada manualmente para liberar aromas e sabores complementares ao vinho, ressaltando o gosto de acordo com o seu paladar ou com um prato específico.
Wineminder, por Tim MacTaggart e equipe: sensores de temperatura, aplicativo e ideias sobre envelhecimento de vinho se unem para criar um sistema de gerenciamento de adegas. O software avalia a condição atual de armazenamento para estabelecer as melhores janelas para consumir o vinho no auge de sua qualidade. A tecnologia dispensa palpites sobre as condições da bebida e garante que o vinho envelhecido seja apreciado na maturação perfeita.
Your Own Wine Adventure, por Scott Williamson e Nick Wyatt: uma aventura on-line na degustação de vinho guiada pelo usuário. O projeto dá a chance de o usuário explorar novos vinhos no conforto de sua casa. As garrafas são entregues em casa, junto com informação detalhada e lúdica sobre os rótulos, pois assim fica fácil e divertido expandir o conhecimento sobre a bebida.
“É empolgante ver esse leque de ideias abordando a experiência com o vinho de tantos ângulos diferentes”, comenta Patrick Materman, chefe de vinicultura da Brancott Estate e juiz da competição Winexplorer.
O StartSe no Mundo acompanhará de perto o resultado final e trará todas as informações para os empreendedores brasileiros.
Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e adjudá-lo a empreender.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários