StartSe no Canadá: a promissora e rica região de Ontário

Da Redação

Por Da Redação

26 de agosto de 2016 às 16:28 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

*Por Rodrigo Barbosa Faria

Para falarmos de Ontário é extremamente necessário iniciarmos falando de Toronto. É a maior cidade do Canadá e a quarta maior cidade da América do Norte. Possui aproximadamente 2,8 milhões de habitantes, com 6,1 milhões de habitantes em sua região metropolitana, conhecida como GTA. Ontário é uma das dez províncias do Canadá e a mais populosa do país onde vive um terço da população Canadense. É considera a capital econômica do Canada e o centro da vida intelectual e cultural do Canadá anglófono.

Toronto é o maior pólo industrial, financeiro e de telecomunicações do Canadá e um dos principais centros financeiros do mundo. A cidade possui uma das economias mais diversificadas da América do Norte, com a maior concentração de sedes de empresas, instituições culturais e a maior comunidade artística do país. Toronto é uma das cidades mais diversificadas do mundo por percentagem de residentes não-nativos, com cerca de 49% da população tendo nascido fora do Canadá. Esta diversidade é o que faz Toronto se destacar de todas as outras grandes cidades da América do Norte.

Toronto tem a tem também a terceira maior concentração da América do Norte de empresas privadas de TI, superado apenas por São Francisco e Nova York.

A área da Grande Toronto (GTA) é a mais populosa área metropolitana no Canadá. Até o censo de 2011 a população já tinha 6.054,091 e o censo só da região metropolitana 5,583,064. A área da grande Toronto é definida como o centro da cidade de Toronto e as quatro regiões municipais que a rodeiam: Durham, Halton, Peel e York.

Vamos subdividir a GTA Grande Toronto em partes com destaque para a região de Halton. Em breve poderemos explorar mais as outras regiões que assim como Halton, são também extremamente importantes. Halton é formada pelas cidades de Burlington, Milton, Oakville e Halton Hills. A capital da municipalidade regional é Milton. A Municipalidade Regional de Halton possui uma área de 939 km2 e uma população de 375 229 habitantes.

Halton, um pólo de alta tecnologia escondido atrás dos holofotes!

Halton está se tornando rapidamente um centro de referência em tecnologia na Grande Toronto graças a ajuda de organizações como a “Silicon Halton”.

Ela está no espaço cibernético, nos servidores, na Web ou dentro de um cérebro robotizado. Devagarinho ela tem crescido dentro da lucrativa indústria de Halton, porém com certeza, você não irá ver chaminés soltando fumaça no horizonte ou cartazes de publicidade de seus produtos ao longo da rodovia.

É a indústria “hi-tech” de Halton, e embora seja um negócio em expansão, pode ser bem difícil detectá-la. Graças à tecnologia baseada nas comunidades virtuais a Silicon Halton, vem iluminando a indústria da região que até então estava apagada.
A indústria de alta tecnologia vem se infiltrando em Halton como uma missão secreta, mergulhada em um mundo à parte, onde poucos forasteiros se arriscam a pisar.

Agindo como um guia e com profundo conhecimento do mercado de tecnologia, o co- fundador da Silicon Halton, Rick Stomphorst, junto a seu colega Chris Herbert, onde costumavam frequentar o mesmo café no passado, reclamavam o fato de não existirem associações que pudessem desenvolver a indústria de tecnologia na região de Halton juntos.

Embora Stomphorst, houvera mencionado previamente que havia trabalhado em cinco startups sendo uma delas a gigante de tecnologia CGI, ele diz que existiam muitas empresas de tecnologia próximas a Halton, mas que não haviam nenhuma conexão entre elas.

A Silicon Halton mudou esse cenário em muito pouco tempo. Ela já organizou mais de 80 eventos incluindo workshops, atendimentos individuais, “pitch nights”, tudo ocorrido em restaurantes locais e em cafeterias.

O grupo concentra-se no website, www.siliconhalton.com, cujo são anunciados eventos e apresentações, postagem de blogs e promoção dos membros. As reuniões são realizadas através das comunidades on-line ou ocorrem em uma conta privada da Silicon Halton no LinkedIn. Para se tornar membro, você deve fazer parte da indústria de tecnologia, viver ou trabalhar em Halton e colaborar fortemente com os outros locais em seus campos dedicando a conectar e fortalecer os relacionamentos entre todos.

Atualmente a Silicon Halton tem mais de 800 membros, representando mais de 200 empresas de tecnologia na região. Existem provavelmente hoje pelo menos de 50 a 100 startups em Halton. Dentre essas empresas com certeza uma delas poderão se tornar o próximo Facebook, afirma um dos fundadores da Silicon Halton. De acordo com Stomphorst, o sucesso do negócio hi-tech na região é devido ao grande número de fatores positivos, que criam uma atmosfera perfeita para investir na área. Halton conta com uma exclusiva e privilegiada posição geográfica, praticamente no “olho do furacão”, com as três maiores rodovias da região com fácil acesso para Toronto e Búfalo nos Estados Unidos, e ainda com proximidade a Kitchener/Waterloo, um centro de tecnologia em crescimento. Podemos destacar também o fácil acesso ao Aeroporto Internacional de Pearson. A região também possui instituições renomadas e de destaque na indústria de alta tecnologia, tais como a faculdade Sheridan, líder em mídia digital, e a Universidade McMaster De Groote(escola de negócios) que se situa em Hamilton, mas que praticamente fica ao lado de Burlington. Todos esses fatores têm atraído grandes talentos na área de tecnologia e incentivado os que já moram em Halton a permanecer na região.

É o caso da “Enable Education” em Milton(que significa “ATIVAR” educação). Em pouco tempo a Enable expandiu-se e mudou de local por quatro vezes. A empresa é responsável pela empresa LEGO Education, um dos seus maiores clientes, além da Inovex, Vex Robotics, Boston University, University of Toronto entre outros. A empresa atua na área de tecnologia somada a educação. A Enable education, desenvolve recursos educacionais para uma ampla variedade de empresas para uso em sala de aula, sala de reuniões ou sala de treinamento. Esses recursos incluem vídeos de treinamento, sites, aplicações e muito mais.

Segundo o CEO da empresa Bem Zimmer, “é divertido estar envolvido em educação e tecnologia”, disse ele. “… é bom ver que a tecnologia que ajuda na aprendizagem também evolui rapidamente.

Enfim, existe um mercado gigante e extremamente promissor a ser explorado na área de tecnologia em Halton e com um campo fértil para empreendedores e co-workers na região. Com certeza você empreendedor que está um pouco cansado de ouvir dizer em Vale do Silício talvez, queira trocá-lo por uma qualidade de vida invejável, educação de altíssimo nível com instituições reconhecidas mundialmente, posicionamento geográfico de fazer inveja a outros pólos de tecnologia e ainda pode contar com ajuda em infra-estrutura governamental e “team work” Canadense.

*Rodrigo Barbosa Faria é formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Uberaba-Mg. É empreendedor, músico, e ex-CEO de uma grande empresa no Brasil no ramo de varejo alimentício. Durante esse tempo fundou a empresa Closet Premium, empresa do mercado de luxo onde representou marcas consagradas mundialmente como Diesel, La Martina, Scotch & Soda entre outras no Brasil. Atualmente vive no Canadá e faz pós graduação em Business-Marketing no Sheridan College. Contato: rodrigomax2020@gmail.com

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e ajudá-lo a empreender.