StartSe na Noruega: até 2025 aqui terá somente veículos elétricos nas ruas
Por Eduardo Glitz
21 de novembro de 2016 às 17:06 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Noruega é um pequeno país no norte da Europa, que junto com a Dinamarca, Suécia e Finlândia formam a Escandinávia. O país, além de muito rico, está hoje entre as economias com o maior nível de liberdade econômica do planeta. Sua capital, Oslo, é uma cidade que mistura o moderno com o clássico e demonstra a força da nação. Ao viajar ao pelo norte, fica ainda mais nítido o nível de investimento em infraestrutura, com rodovias, túneis e pontes que não acabam, todos em perfeito estado e com pouquíssimo movimento, afinal são apenas 5 milhões de habitantes em todo o território.
E como eu sempre digo, a Europa de velho mundo não tem nada. É na Noruega que existe o maior índice per capita de carros elétricos do mundo. Em 2016 mais de 30% dos carros vendidos foram elétricos. É impressionante quando você analisa, por exemplo, o estacionamento de um shopping center, são dezenas de estações de carregamento das baterias e todos lotados.
Me locomovi de Uber pela cidade e na maioria das vezes eram automóveis movidos a energia. Marcas e modelos comuns no Brasil, como o Volkswagen Golf, são vendidos como elétricos. Sem falar na Tesla, que está por andando por todos os lados. Não é por acaso que Oslo é considerada a capital mundial do carro elétrico. Hoje no país o índice é de 21,5 carros elétricos para cada 1 mil habitantes, o que é 14 vezes maior que os Estados Unidos.
Quando se analisa o ranking dos carros mais vendidos no país, fica ainda mais clara a paixão dos noruegueses pelos veículos elétricos: nos últimos anos o Tesla Model S foi por algumas vezes o veiculo mais vendido nos rankings mensais, o mesmo aconteceu com o Nissan Leaf. E para completar, em março de 2015, pela primeira vez, os três carros mais vendidos por lá foram o Tesla Model S, o Volkswagen e-Golf e o Nissan Leaf. Todos elétricos.
Tudo isto é motivado pelos incentivos do governo, onde os carros movidos a energia são isentos dos impostos não recorrentes, garantindo isenções que superam 25% e os tornam muito competitivos. E miram no plano do governo de até 2025 todos os automóveis particulares e comerciais, serem aqueles com zero emissão de poluentes, ou seja movidos a eletricidade ou hidrogênio. Sem dúvida um grande exemplo de sustentabilidade para o restante do mundo.
Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários