StartSe na Itália: como inovar num mercado super tradicional?

Avatar

Por Fernanda Crestani Vargas

21 de outubro de 2016 às 18:27 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Semana passada visitei pela primeira vez a Thursday Pizza, e considerando que estamos na Itália, essa poderia ser só mais uma entre as milhares de pizzarias que existem Milão. Mas o que me fez chegar até uma pequena rua do bairro de Tortona foi a ideia que um engenheiro teve em fazer a primeira pizza sustentável do mundo.

Depois de um ano de pesquisando o mercado, perfil de clientes, localização e testando receitas, Alessandro Castrucci – que não tinha nenhuma experiência no ramo de restaurantes – se jogou de cabeça em busca de um produto que aliasse qualidade, inovação e consciência ecológica. O resultado foi uma pizza feita com farinha biológica e ingredientes orgânicos selecionados de produtores locais que se alternam conforme a disponibilidade sazonal, acompanhados por cervejas e refrigerantes artesanais. “Nosso forno possui um sistema de controle de uso da energia conforme a demanda. Se tenho poucos pedidos ele reduz automaticamente o consumo. Outra ação importante pra nós é a “uma árvore cada pizza” onde a cada pizza vendida pelo site plantamos uma árvore em reservas naturais na Nigéria e América Central.”

A primeira ação de marketing da Thursday foi chegar nos blogueiros italianos especializados em gastronomia, o que foi o passo necessário para chamar atenção de nomes como Chiara Ferragni – uma das maiores blogueiras de moda e lifestyle no mundo – que levaram o nome da pizzaria para as principais publicações da mídia italiana. Outro grande momento, e em apenas um ano de empresa, foi a participação no Campeonato Mundial de Pizza, onde a receita chefe da casa, a Sopraffina, ficou em 21º lugar na classificação geral, sendo a única biológica entre os concorrentes.

Alessandro explica que seu maior desafio como um empreendedor foi “Tudo que previ em meu plano de negócios aconteceu de um modo diferente, mas ainda assim ter desenvolvido um me deu a segurança para saber que decisões tomar e que caminhos seguir quando as surpresas vieram. Se eu tiver que dar um conselho a quem está querendo empreender é esse: faça seu plano de negócios acima de tudo para você mesmo e pesquise muito para desenvolver sua ideia, pois sempre há espaço para inovação em qualquer mercado.”

*Fernanda Crestani Vargas, correspondente do Startse em Milão. É formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing e em Fashion Cool Hunting na Central Saint Martins – UAL de Londres. Atualmente trabalha com pesquisa de tendências e é fundadora da JUICE. Contato: juice@thecooljuice.com

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e ajudá-lo a empreender.