StartSe na Índia: saiba as 12 startups em que o homem mais rico da Índia investe

Avatar

Por Eduardo Glitz

9 de agosto de 2016 às 20:49 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Por qualquer lugar que se anda na Índia é impossível não perceber a marca Tata, de automóveis leves e pesados a serviços financeiros e siderurgia. O Tata Group é um dos maiores conglomerados da Asia com faturamento anual de mais de U$ 100 bilhões. Mas foi sob a gestão de Ratan Tata, de 1991 a 2012,  que a  expansão ocorreu. Com sua capacidade de liderança impecável, o Tata Group atingiu um novo patamar e tornou-se uma marca global presente em mais de 80 países. Talvez poucos saibam mas marcas como Jaguar e Land Rover, presentes hoje no Brasil, fazem parte das mais de 100 empresas do grupo, que também fabrica hoje o carro mais barato do mundo, o Tata Nano.

Desde que deixou de ser presidente do grupo, Ratan Tata investiu com seus recursos pessoais em mais de 10 startups, veja quem foram os afortunados que receberam o aporte de um dos homens mais ricos do mundo.

Confira:

Altaeros Energia

Startup de Energia Eólica de Boston, está desenvolvendo uma turbina para  produção de baixo energia renovável de baixo custo. Utilizam tecnologia aeroespacial para operar as turbinas em alturas mais elevadas, onde os ventos são muito mais fortes e mais consistentes do que no chão.

Snapdeal

Foi a primeira incursão de Ratan Tata no e-commerce indiano. Quatro anos depois a empresa ultrapassou a marca de US $ 1 bilhão de vendas crescendo rapidamente e expandindo massivamente.

Bluestone

Fundada em 2011, é um varejista online de joias, foi o segundo investimento feito por Ratan Tata no segmento de e-commerce.

Urban Stairs

Varejista de móveis on-line. Com mais de 4000 produtos e 35 categorias, esta presente em todas as grandes cidades da Índia.

Swasth Índia

Criada em 2008, a Swasth Índia é uma empresa de saúde para as classes mais baixas, focada no fornecimento de serviços médicos à população de baixa renda na Índia. Hoje, tem 15 centros de atendimento e tem cerca de 58.000 famílias cadastradas.

CarDekho

Grande player do mercado de classificados de automóveis on-line, a empresa já está avaliada em mais de U$ 300 milhões.

Grameen Capital Índia

A empresa fornece gestão financeira e suporte a investimentos para agricultores. É a primeira empresa de consultoria financeira com um mandato para catalisar o crescimento inclusivo e facilitar o acesso ao mercado de capitais para as empresas que geram impacto social.

One97 Communications (Paytm)

É a principal empresa de comunicação mobile da Índia, atuando no segmento de anúncios para dispositivos móveis, marketing e sistema de pagamento para comerciantes. Seu produto mais conhecido na India é o Paytm um serviço de wallet que já tem hoje 80 milhões de contas.

Xiaomi

Empresa de tecnologia móvel chinesa. É a mais valiosa startup de tecnologia de capital fechado do mundo, realizou uma rodada investimentos em dezembro 2014 com um valuation de U$ 45 bilhões. A empresa foi o segundo investimento fora da Índia feito por Ratan Tata.

Kaaryah

Fundada por um ex-diretor da empresa americana Honeywell, a startup revolucionou o mercado de moda on-line criando 18 tamanhos de roupas para mulheres.

Ola Cabs

É o seu mais recente investimento e uma das empresas de internet mais valiosas da Índia. O aplicativo de taxis é o líder de mercado no país e foi avaliado recentemente em mais de U$ 2,5 bilhões.

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e ajudá-lo a empreender.