StartSe na Índia: rede social colaborativa, uma oportunidade de mudar o mundo

Avatar

Por Eduardo Glitz

17 de agosto de 2016 às 21:33 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A ideia é realmente diferente e faz todo o sentido. Imagine você saber quais são as habilidades ou conhecimentos específicos de cada um em sua rede de amigos. Saber por exemplo que um amigo seu é especialista em Excel e esta disposto a ajudar, pode lhe quebrar um grande galho quando estiver precisando terminar aquela planilha para o dia seguinte. Ou saber que outro amigo conhece bastante de carros, e pode lhe ajudar a tirar aquela dúvida na hora de comprar o seu. Este é o objetivo da Colab, permitir que as pessoas ajudem umas as outras, baseado no seu conhecimento. É uma rede social colaborativa.

Agora imagine isto dentro de uma empresa, você saber quais são as especialidades de cada funcionário, não as referentes as suas funções na empresa, mas sim as outras. Isso permite um modelo de colaboração entre todos da empresa. Estamos falando de uma rede social com um chat, onde você procura seus colegas ou amigos baseado na sua necessidade de ajuda naquele momento.

Segundo Rohan Sabnis, co-fundador da Colab, a rede social não necessariamente será o melhor lugar para você ter aulas sobre algum tema específico, não é para professores, mas sim para aqueles que querem ajudar e ser ajudados de forma colaborativa, incentivando as relações entre as pessoas e a ajuda mútua. Isto sem dúvida pode melhorar muito a performance das pessoas também no trabalho, e por isto a empresa esta lançando o produto primeiro para o mercado corporativo.

Esta startup pode realmente mudar a forma como as pessoas se relacionam, gerando uma onda de colaboração mutua que faz todos serem melhores e mais eficientes. Afinal se temos uma habilidade específica e guardamos só para nós, teremos um resultado, agora se a utilizamos para ajudar os amigos que necessitam, estamos ajudando a sociedade como um todo a evoluir. Torço pelo sucesso da Colab, pode nos ajudar a ter um mundo melhor!

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e ajudá-lo a empreender.