StartSe na Grécia: franquia é sucesso mesmo na crise (e quer vir para cá)

Avatar

Por Eduardo Glitz

3 de outubro de 2016 às 20:27 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

No meu primeiro dia em Atenas, capital da Grécia, resolvi conhecer uma loja de bebidas chamada Bubbletale. Amigos que haviam vindo para cá disseram que tínhamos que conhecer este lugar, com uma proposta diferente.

O lugar é lindo, muito inovador, com uma decoração ao estilo parque de diversões. E adoramos a experiência. Eles oferecem uma bebida bem inovadora. É um suco com bolhas que também tem suco dentro. Mas o legal é o mix disto, você pode pedir por exemplo um suco ou chá de maracujá com bolhas de morango. As bolhas estouram na boca e então ocorre a mistura de sabores.

Gostei muito da experiência e do local, diante disto, resolvi ir atrás do fundador e me impressionei com a empresa, em 3 anos eles já tem 11 lojas na Grécia, lembrando que é um país pequeno, com pouco mais de 10 milhões de habitantes e que enfrenta uma crise sem precedentes, e mesmo assim a Bubbletale não para de crescer!

Será que esta ideia funcionaria no Brasil? Eu acredito que sim, e o Michael, fundador da empresa, também. Inclusive está procurando franqueados no Brasil para testar esta hipótese.

Veja a minha conversa com ele:

StartSe: Conte para a gente como tudo começou!

Michael: A partir de 2011 eu e minha esposa estávamos procurando algo diferente de todas as outras ideias que estavam no mercado europeu! Através da nossa pesquisa encontramos a bebida, claro, não tinha nada a ver com o a experiência que oferecemos hoje, mas foi algo diferente! Decidimos projetar uma loja baseada no conceito de Circo e Parque de diversões, proporcionando uma experiência de voltar a infância.

ST: Porque você decidiu ser um empreendedor?

M: Eu nasci em uma família criativa e por isso que foi um pouco difícil evitar o empreendedorismo! Para nós o trabalho é acima de tudo a diversidade, a criação, a paixão, seria difícil imaginar-nos trabalhando com restrições.

ST: E a Bubbletale? Porque escolheu este negócio?

M: O nosso trabalho inicial foi voltado para a construção do negócio e a decoração. Em 2010 este setor estava totalmente encolhido. Estávamos procurando uma nova ideia criativa que poderia ser desenvolvido em todo o mundo, e então criou-se o Bubbletale. Uma empresa que oferece bebidas alternativas e lanche divertido.

ST: Qual foi o momento mais desafiador do negócio?

M: Os nossos momentos mais difíceis foram no inicio, porque trouxemos um novo produto para o mercado grego e tivemos que ensinar a eles sobre a nossa bebida com bolhas.

ST: E a crise econômica na Grécia? Como isto afeta os seus negócios?

M: A Grécia está atualmente atravessando tempos muito difíceis e injustos. O consumo esta muito limitado. Nós criamos a nossa empresa na crise e até agora nós estamos em uma ótima tendência de alta. Se considerarmos que do nosso início até agora já abrimos 11 lojas, claro, se não houvesse crise já teríamos crescido muito mais. Mas o futuro ainda está por vir.

ST: Conte para gente o pontos negativos e positivos  em ter um negócio na Grécia.

M: A situação na Grécia agora é bem complicada. Há muitos pontos negativos para um negócio. Quanto aos positivos, o turismo é um setor que não tem sido explorado a 100%, por conta da crise. Há muitas oportunidades também no setor imobiliário e na agricultura.

ST: E sobre a expansão? Você tem um modelo de franquias?

M: O modelo de franquias foi criado e é muito favorável para aqueles que querem iniciar uma loja Bubbletale em seu país. Nós já temos 10 lojas na Grécia e uma em Chipre, e pretendo abrir no próximo ano, mais três em Chipre e criar lojas Bubbletale no Canadá e na China.

ST: E sobre o Brasil?

M: Como mencionei antes o Bubbletale é um lugar especial, que faz com que crianças e adultos consigam viajar de volta a sua infância, nem que por 10 minutos. Creio que no mercado brasileiro teríamos sucesso! Os interessados em uma franquia podem me contatar: michalis.zournatsidis@bubbletale.gr