StartSe na Espanha: um país de tantas nações, conheça a Galícia!

Da Redação

Por Da Redação

19 de agosto de 2016 às 19:12 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Por Marina Vieira*

Primeiro ponto a ser esclarecido para quem quer vir fazer negócio, ou mesmo vir morar/trabalhar na Espanha, é necessário saber que aqui existem diferentes movimentos independentes de algumas regiões, onde uns, defendem a unidade e a existência da nação espanhola e, outros, sustentam a idéia de que a Espanha seja formada por diversas nações.

Quem vê de fora, crê que a Espanha é uma só. Porém, quem está dentro, a história é outra. O sistema politico/econômico vale para todos. Mas algumas comunidades autônomas, como da Cataluña, Pais Vascos, Galicia, são algumas das regiões que preservam uma carecterística indepedentista, e mesmo que oficialmente isso não seja efetivado constitucionalmente, na prática, dependendo da região que você decidir investir, é de extrema importância que se tenha conhecimento da história, cultura e idioma.

La Coruña, oficialmente chamada em galego – A Coruña, é uma cidade da região da Galícia, no litoral noroeste da Espanha, banhada por duas fachadas marítimas distintas: a portuária e outra, mar aberto.

Um região com um clima fresco, onde a cada 5 dias, chove 3. E assim, se mantém durante todo o ano.

O que mais me chamou atenção foi o consumo e a comercialização no setor alimentício focado em mariscos e frutos do mar. Incrível como os Herculinos(as), assim como são denominados devido a Torre de Hércules – um farol romano, cartão postal da cidade, e conhecido por ser o mais antigo ainda em funcionamento no mundo – trabalham para comer bem.

Para se ter uma idéia, o Mc Donald’s fechou as portas lá, devido ao baixo consumo de comidas estilo fast-food / industrializadas. Vinhos, marisco e peixes da zona costeira, especialmente o famoso pulpo (polvo), será sempre a melhor pedida.

Os grandes setores que movem o PIB da região é o setor de serviços e financeiro. O setor têxtil também tem sua participação significativa, levando em conta que a marca Zara deu início ao seu patrimônio milionário,  onde abriu suas primeiras portas por lá, e é “ponto turístico” na Espanha – impossível vir “turistar” na Espanha e não fazer uma paradinha obrigatória na Zara.

A característica do galego é uma personalidade mais séria, digamos mais reservada, mas para as pessoas com interesse em investir por lá, saber cativa-los aos poucos é ter a certeza que ganhará a confiança sincera, e que isso, talvez essa seja a maior riqueza que você poderá carregar para sua vida.

Eles são extremamente trabalhadores, dedicados, profissionais, organizados e competentes. Tive a oportunidade de trabalhar em um grupo de La Coruña durante 5 anos, e posso dizer que a estrutura organizacional até pode ser bastante reduzida (uma empresa de grande porte com poucos funcionários é comum) mas extremamente eficiente e dão conta do recado. Basta um, para cuidar de muito. E talvez, essa seja umas das principais características do empreendedor de sucesso – conhecimento e criatividade na maioria das áreas do processo de gestão de um negócio.

Depois de algumas dicas para empreendedores, sejam dos mais consevadores aos mais inovadores, despertar a curiosidade e arriscar explorar em uma região como a Galícia, com uma caracteristica mais sistemática e disciplinar, poderá descobrir que por trás de um clima mais metódico, existe um pote de ouro. Afinal, “no rain, no rainbow”.

* Marina Vieira, nascida e criada em água salgada na terra do sol, Ceará.  Cidadã do mundo, Brasileira de coração, Portuguesa por descendência, morando em Barcelona. Surfista. Administradora com foco em comércio exterior por formação, amante da natureza por vocação. Contato: marinatlv@gmail.com

IMG_0379 IMG_0378 IMG_0376

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e ajudá-lo a empreender.