StartSe na Coreia do Sul: Shake Shack, uma hamburgueria bilionária?

Avatar

Por Eduardo Glitz

13 de setembro de 2016 às 19:09 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Seul é uma cidade moderna, organizada, vibrante. E eu estava a andar sem rumo pelas ruas quando me deparo com uma fila gigante, que virava a quadra e dava algumas voltas em frente a nova loja do Shake Shack em Seul.  Estamos falando do novo fenômeno de fast food do mundo. Tudo começou a pouco mais de 10 anos atrás vendendo cachorro quente no Central Park em Nova Iorque e hoje são mais de 90 lojas no mundo.

O estilo “cool” da rede  que tem como carro chefe a venda de hambúrgueres, vem conquistando clientes em todo o mundo. Quer ideia mais simples do que uma rede de fast food? Mas saibam que ele valem hoje mais de U$ 1 bilhão, abriram capital na bolsa de NY em 2015 e vem crescendo por todo o mundo. Sem dúvida uma startup de muito sucesso!

A primeira vez que comi seus hambúrgueres foi em NY e confesso que depois todas as demais vezes que fui aos Estados Unidos, tive que dar uma passadinha na loja. Eles tem um hambúrguer de cogumelos com queijo que é sensacional, e suas batatinhas fritas são as mais crocantes que eu já conheci. O ambiente é diferente, com uma mistura de preto com verde, não tem nem de longe a cara dos famosos McDonalds e Burger King. Eles criaram uma marca e um produto com um conceito mais gourmet, sem perder a alma do fast-food.

A filial de Seoul foi aberta a pouco mais de um mês e as filas continuam, estive lá em uma segunda-feira as 4 horas da tarde.  O bairro escolhido não poderia ter sido melhor, no coração de Gangnam, a região do momento em Seul, que foi tema de do hit musical Gangnam Syle, a alguns anos atrás.  Um bairro nobre e ditador de tendências.

Seja sincero, se hoje um amigo lhe dissesse que iria montar uma lanchnote para vender hambúrgueres, provavelmente você pensaria que a concorrência é enorme, que já tem o McDonald’s e que ninguém vai ficar rico  assim. A história do Shake Shack trás uma lição muito importante para qualquer empreendedor. A importância da execução. Seja para vender cachorro quente, hambúrgueres ou pipoca, o que irá tornar uma empresa bilionária será a execução impecável até mesmo de uma simples ideia. Muitas pessoas deixam de empreender e colocar em pratica seus sonhos, pois ficam durante anos esperando surgir a grande ideia que irá mudar sua vida. Este exemplo, mostra que o que faz uma empresa bilionária é a execução, e não a ideia.

img_1332