StartSe na Colômbia: startup está revolucionando o horti frutti colombiano

Da Redação

Por Da Redação

8 de setembro de 2016 às 19:25 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Por: Gian Di Gregorio

A Startup colombiana Agruppa é pioneira no empreendedorismo social, atuando no setor de horti frutti. A missão da Agruppa é garantir a segurança alimentar das pessoas que habitam a periferia, onde a população não há boas condições financeiras e as grandes cadeias de supermercado não estão presentes.

Como funciona a Agruppa? Eles montaram uma rede aonde eles ligaram as cooperativas com os feirantes. De maneira que por meio de um SMS os feirantes fazem os pedidos, com isso a Agruppa compra as frutas e verduras frescas de cooperativas de agricultores com desconto, trazendo para os depósitos e alimentando o estoque dos feirantes, fazendo com que o alimento chegue ao cliente final a um preço baixo.

Um dos benefícios que a Agruppa vem trazendo é o de empoderar os feirantes de maneira que eles possam empreender tornando os microempresários e gerando renda. A pesquisa feita pela própria empresa mostra que 70% da população colombiana consome alimentos vindos de pequenas barracas de feira, isso sendo a oportunidade.

A Agruppa é dirigida por duas mulheres a Carolina e a Verena. Com o projeto da Agruppa elas concorreram o Hult Prize um dos mais famosos concursos de empreendedorismo social do mundo. O vencedor do concurso ganha 1 milhão de dólares para investir no projeto. Apesar de não ter ganho a ideia segue bem madura e ajudando a população carente colombiana vencer a pobreza.

Sobre o Autor: Sou o Gian Di Gregorio tenho 24 anos. Sou formado em Relações Internacionais em transição na carreira buscando explorar esse ecossitema empreendedor para futuramente abrir minha startup. Contato: gian_digregorio@hotmail.com

img_2001

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e ajudá-lo a empreender.