StartSe em Singapura: Block 71, o ecossistema mais bem-empacotado do mundo

Avatar

Por Eduardo Glitz

9 de junho de 2016 às 18:32 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Já imaginou o governo se juntar com uma Universidade e uma empresa de telefonia, e então comprar um enorme prédio abandonado, reformar e transformar em um local para abrigar centenas de startups?

Isto é Singapura e o famoso Block 71.

O governo identificou que a inovação e o crescimento de um país dependem do que esta sendo criado de novo todos os dias através dos empreendedores. E não perdeu tempo, concluiu que as startups estavam muito espalhadas pela cidade, e se juntasse toda em um único espaço haveriam ganhos enormes. Foi assim que um antigo prédio industrial da década de 70 se tornou um exemplo mundial de sucesso na atuação do governo para o beneficio do empreendedorismo e inovação.

O prédio ficava em uma região mais afastada e já tinha sua demolição planejada, mas tudo mudou, uma grande reforma, cabeamento, tecnologia e tudo ficou pronto para receber o ecossistema de startups do pais em um único local. Sete andares para as mais diversas empresas e novos empreendedores da Singapura. O sucesso veio rápido e os 16 mil metros quadrados foram tomados por mais de 250 startups.

Segundo a revista The Economist, o Block 71 é o ecossistema de empreendedorismo mais bem empacotado do mundo, todo juntos, em um único espaço fazendo uso de todas as sinergias possíveis. E graças a este sucesso a ideia cresceu dentro e fora da Singapura.  Nos últimos anos foram adicionados ao projeto mais dois prédios, o Block 73 e o Block 79, aumentando com isto a quantidade de startups para mais de 500 na soma de todo o complexo.

Para utilizarem o espaço e ser incubado as empresas pagam a partir de U$160,00 o metro quadrado, o que para os parâmetros da cidade é muito baixo. Além disto existem algumas regras como ser uma empresa com menos de 5 anos e não ser subsidiária de alguma empresa grande.

O governo da Singapura com esta e outras diversas iniciativas para o segmento, pretende nos próximos anos colocar a cidade entre os principais polos de empreendedorismo do mundo.

Block 71 3  Block 71 1

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e adjudá-lo a empreender.