StartSe em Portugal: que semana fantástica no Web Summit Lisboa 2016

53.056 pessoas estiveram presentes durante os três dias do evento vindos de 166 países, segundo números oficiais da organização

Avatar

Por Ricardo Pereira

14 de novembro de 2016 às 13:43 - Atualizado há 3 anos

O que aprendemos no maior evento de tecnologia do mundo? Acordem para o mundo real e deixem de navegar na maionese, ATITUDE é a resposta para o sucesso.

Primeiro vamos aos números, 53.056 pessoas estiveram presentes durante os três dias do evento vindos de 166 países, segundo números oficiais da organização.

Dezenas de talks realizadas sempre cheias com convidados especiais abordando os mais diversos temas da área tecnológica, fornecendo aos espectadores informação relevante e como as novas tecnologias em desenvolvimento vão afetar a vida cotidiana todos os cidadãos.

A organização deu especial relevância às mulheres lançando à um ano atrás 10.000 bilhetes gratuitos, esgotando rapidamente. Esta iniciativa foi relevante em que durante o evento houve várias iniciativas promovendo cafés da manhã de networking para as mulheres empreendedoras.

Este evento foi considerado o mais bem organizado de todos os eventos já realizados pelo
web summit, Lisboa ofereceu 1.3 milhões de euros mais infraestruturas, uma arena com capacidade para 15.000 pessoas onde aconteciam as principais palestras e ao seu lado o edifício da FIL disponibilizava uma área de exposição de 100.000 m2, composta por quatro pavilhões para exposição de startups em estados Start, Alpha e Beta, áreas de reunião, áreas para investidores reunir com startups e exposição de empresas mundiais como Facebook, Crunchbase, Mckinsey, etc.

Entre Pavilhões existia as áreas de alimentação com uma variedade enorme de produtos
fornecidas por diversas vans, que são muito comuns na cidade de Lisboa, foram
especialmente convidadas para fornecer toda alimentação aos participantes do evento.

As marcas portuguesas tiveram especial atenção neste evento, aproveitando a oportunidade para dar a degustar os seus produtos, nomeadamente a marca Delta que tinha robots a percorrer o recinto oferecendo cafés expresso a todos e tinham também stands com oferta de várias bebidas quentes. Outra iniciativa muito interessante foi a da marca Licor Beirão que antecipadamente ofereceu Bom Bons de licor a todas as startups portuguesas para estas os oferecerem aos seus potenciais clientes.

Foi uma surpresa para todos este Web Summit 2016, para os que já conheciam notaram uma enorme diferença em relação ao anterior realizado em Dublim e os que vieram pela primeira vez ficaram em delírio com as emoções que viveram, sim porque o Meo Arena estava ao rubro com a animação que o anfitrião Paddy Cosgrave conseguia realizar e com as palestras de nível mundial, para além de que o cenário luminoso criava uma emoção de outro nível em todos os espectadores.

A sensação que passou para a população em geral é que se estava a realizar negócios de milhões no Web Summit, fruto da propaganda política e isto é grave porque as pessoas tendem a pensar que este mundo empreendedor é fácil e é sorte. Mas a realidade é esta, a sorte dá muito trabalho e conquistasse passo-a-passo.

Mas como se diferenciar da manada, num evento que tanto tem para oferece entre soluções semelhante nas diversas áreas. Primeira preparação, antes do evento os empreendedores devem fazer o trabalho de casa e não se podem queixar o Web Summit oferece uma app com informação das empresas e seus colaboradores que vão estão presentes no evento, disponibilizando uma ferramenta de chat para contato entre todos. Segundo procurar diferenciação, realizar empatia com os seus potenciais clientes para que se lembrem de vocês mais tarde. Como exemplo a Helppier realizava uma brincadeira na despedida com uma questão “Red or White?” perante a exclamação oferecia garrafas miniatura de vinho do porto red or white, causando uma surpresa e admiração, é apenas um exemplo, por isso diferenciasse, criem empatia com os clientes de uma forma natural e espontânea. E terceiro e último passo “FollowUp” após evento comuniquem com quem deixou contato, enviem informação pertinente para as necessidades das pessoas. ATITUDE é a chave façam tudo com enorme profissionalismo resolvam verdadeiros problemas da sociedade e para o ano à mais.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]