Startse em Portugal: crises não impedem a inovação

Avatar

Por Ricardo Pereira

17 de agosto de 2016 às 12:48 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Portugal já teve dias muito melhores e, como toda a gente sabe, até aqueles que nunca ouviram falar do país e lhe chamam parte de “Espanha”, a crise chegou e ainda não foi embora. No entanto, sempre deu a volta por cima! Ainda não se está como quer, mas o país tem sofrido, apesar de tudo, um grande desenvolvimento em termos culturais, educacionais e tecnológicos. Há alguns anos raramente se ouvia falar de programas de aceleração ou startups portuguesas, se existiam realmente ou se eram mitos contados pelos demais, isso não sei, mas agora posso dizer-vos, com certeza, que estas são muito mais divulgadas e notadas a nível nacional.

Agora ouvimos falar de programas que incentivam jovens empreendedores como Porto Summer of Code, Web Summit , Tech Hub e por aí. A lista tem vindo a crescer e isso não podia ser melhor! Portugal não quer só ser um país de turismo, quer ser uma referência a nível tecnológico e isso tem-se vindo a notar bastante, como comprova a vinda do Web Summit para Lisboa, uma das maiores conferências anuais de tecnologia na internet no mundo.

Hoje vou falar-vos do programa Startup Braga, uma “aceleradora” de empresas que ao mesmo tempo é um centro de inovação que fornece aos participantes eventos, workshops e sessões de treino especializadas em diversas áreas. É um ecossistema favorável ao desenvolvimento e ao brainstorming de ideias. É um programa novinho, tem cerca de dois anos mas já conseguiu apoiar cerca de 70 startups!

Ok, mais um programa de aceleração, porreiro, e agora? Calma pessoal, eu vou explicar-vos porque é que este programa é interessante. Não se esqueçam, está-se a falar de Portugal, como é que as empresas podem ganhar tanto reconhecimento num mercado que ainda é tão pequeno? Pois. Aí é que está. A StartUp Braga dá a oportunidade de participar em roadshows internacionais como em Londres e no Vale do Silício nos EUA!

O principal objetivo da Startup Braga é internacionalizar não só acelerar e é por isso que muitas empresas participam nos seus programas. O próprio lema da coisa é “De Portugal Para o Mundo”, o que é extremamente inspirador e parece que nos leva à época dos descobrimentos. Deixando de brincadeiras, é constituído por três fases de aceleração e permite aos participantes o contacto com profissionais, investidores, empresários e uma eventual participação nos roadshows.

No programa deste ano os quatro grandes vencedores e “sortudos” digamos assim, foram: MindProber (uma plataforma online para as empresas medirem, em tempo real e a baixo custo, as métricas de publicidade e presença online das empresas, das agências ou de partidos políticos), Bloodtype Analyser (um protótipo simples para realizar testes pré-transfusão especialmente em situações de emergência), Kide Curated Fashion (uma plataforma online que apresenta as melhores e mais exclusivas criações de designers para vestir os mais pequenos) e Helppier (Um serviço online que permite criar guias interativos personalizados para sites empresariais e aplicações).

A Startup Braga em parceria com a Caixa Empreender Award fornece também a uma das startups um investimento no valor de 100 mil euros (362 000 Reais). Este programa é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para os jovens empreendedores.

*Ricardo Pereira é correspondente do Startse em Portugal. Formado em arquitetura onde investiu o seu trabalho e conhecimento durante 9 anos. Transferiu-se da arquitetura urbana para o que lhe mais apaixona, a arquitetura de empresas tecnológicas. Após a criação de algumas “maquetas”, dedica-se agora ao crescimento da Helppier, tendo a seu cargo a gestão dos grandes clientes e o crescimento para novos mercados. Contato: ricardo.pereira@helppier.com

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e ajudá-lo a empreender.