StartSe em Portugal: comunicar com todos os objetos de sua casa sem internet

Avatar

Por Ricardo Pereira

2 de março de 2017 às 18:08 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Como podemos comunicar entre dispositivos sejam eles quais forem sem internet? Carlos Lei e André Francisco criaram a Hype Labs com o objetivo de preencher a falha de comunicação que existe na rede móvel e internet. Amazon e Deutsche Telekom estão a trabalhar com esta startup portuguesa.

Em 2014 quando Carlos e André estiveram em Dublin, no WebSummit, testaram a sua tecnologia através do sistema push-to-talk, sem precisarem de ligação à rede, todos se perguntaram como isso era possível. Aqui nasceu a vontade de irem mais além do que uma simples brincadeira. Participaram em três programas de aceleração: o primeiro na Startup Braga, em Portugal, depois na Polônia, a convite da Deutsche Telekom e finalmente nos EUA, no programa de aceleração AngelPad. Esta vasta experiência em paralelo com esforço de desenvolvimento da tecnologia permitiu que os dois construíssem um produto mais forte para despertar o interesse da Deutsche Telekom, a maior operadora de telecomunicações na Alemanha e Polônia e Amazon.

Mas na prática o que é este sistema de comunicação? É bem simples, a startup construiu um SDK que é um módulo de programação que permite instalar a sua tecnologia em qualquer aplicação de internet e por sua vez a comunicação entre dispositivos mesmo sem internet usando as antenas existentes nos dispositivos, tais como, LTE, wi-fi, Bluetooth e microfone. Tudo isto tem por base um algoritmo que identifica, em tempo real, qual o melhor sistema de comunicação a usar. Por exemplo, se você entrar na sua sala de estar a televisão ou sistema de som reage à sua presença pela antena sem fios incorporada.

Quanto à história de vida dos seus fundadores nem tudo foi fácil. No início do projeto, eles tiveram de ter atividades paralelas para sustentar suas vidas, Carlos teve de dar aulas de surf e vender material desportivo e André teve de dar aulas de programação. Hoje suas vidas estão mais estáveis, com outras preocupações, mas nem por isso esquecem suas origens e dificuldades que passaram.

É importante não esquecermos as nossas origens e ter sempre o foco no sonho grande, desta forma vamos conseguir atingir os nossos objetivos e conseguir força para ultrapassar os desafios de todos os dias. Só uma nota, se perguntarmos a todos os nossos amigos se querem terem sucesso, todos vão responder SIM, mas se preguntarmos se todos estão dispostos a pagar o preço do sucesso muitos vão dizer NÃO. Eu não quero de deixar de ter os meus fins-de-semana, as minhas férias, as minhas 8 horas de trabalho diário. Pois é verdade, o sucesso tem um preço alto a pagar, mas também dá um prazer enorme atingirmos o nosso sonho grande e usufruir de prazeres que o comum dos mortais não tem, pensem nisto, SUCESSO tem preço a pagar.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]