StartSe em Israel: app otimiza rotas e aumenta em 15% receita de taxistas

Avatar

Por Michel Bekhor

13 de outubro de 2016 às 18:34 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A briga de Uber e similares com os taxistas já vem estampando os jornais há algum tempo. A novidade é que a reclamação pública de ambas as categorias sobre seus rendimentos também está ganhando mais notoriedade na mídia. Entre as principais reclamações dos profissionais se destacam: muita concorrência, preços baixos e tempo excessivo sem passageiros.

A startup israelense Street Smart promete trazer algum alento para o problema do tempo ocioso. A solução desenvolvida pela empresa analisa uma série de informações em tempo real e dados históricos para sugerir a melhor rota que um motorista deve seguir para otimizar seus ganhos. Veja abaixo os principais trechos da entrevista de Asaf Roz, um dos três fundadores, para este curioso correspondente do StartSe no Oriente Médio:

Qual desafio a startup se prontifica a resolver?

Segundo Roz, em média, condutores de transporte particular rodam 50% do tempo sem passageiros. Decisões como seguir reto, virar em determinada rua ou esperar no ponto são tomadas a esmo e podem afetar de forma relevante a receita no fim do dia. É premissa dessa startup que uma demanda fragmentada, tal como é a por serviços de táxi ou Uber, é realmente difícil de ser prevista por um motorista de forma individual, mas é o cenário ideal para ser analisado por computadores, levando em conta os dados gerados por uma frota ampla e por autoridades de trânsito, por exemplo.

Como surgiu a ideia e como funciona?

A inspiração vem da aviação que conta com uma série de sistemas de suporte para definir trajetórias de navegação. Roz não revela todos os fatores levados em conta pelo algoritmo da Street Smart para otimização de rotas, mas adianta alguns: trânsito, calendário de eventos, demanda em tempo real e histórico de corridas. A solução pode funcionar stand-alone ou “embedded” na versão para o motorista de aplicativos, como 99Taxis, EasyTaxi, Uber, Willgo, Cabify e TeLevo.

Em fase de testes em Nova York

O app já está em testes em uma frota de cem táxis amarelos na cidade de Nova York. Ali, os resultados foram animadores: motoristas conseguiram aumentar suas receitas em 15% e a taxa de ocupação em 20%. Também é esperada uma redução na emissão de CO2 por conta da otimização de rotas, mas esse impacto ainda não foi medido. Esses números são preliminares e a ideia é que quanto maior a frota de usuários, maior será a quantidade de dados gerados e, portanto, melhor a capacidade de otimização da solução. Atualmente, o sistema está preparado para processar dados de até 10 mil veículos simultaneamente.

Veículos autônomos e Brasil

A perspectiva de que, em algum futuro próximo, os serviços de transporte particular sejam operados por veículos autônomos não assusta a startup, pelo contrário: “se não existirem mais motoristas, será ainda mais necessário que haja alguma inteligência para conduzi-los enquanto eles estiverem vazios”. Agora, todos os esforços da Street Smart estão concentrados no piloto de Nova York, mas, segundo Roz: “Sabemos que a necessidade por serviços como este nas cidades brasileiras é grande e, se surgir uma oportunidade, estaremos prontos para desembarcar no Brasil o quanto antes”.

Sobre o Autor:

Michel Bekhor é jornalista e fundador da assessoria de imprensa para startups Press Works (www.pressworks.com.br). Já trabalhou em empresas como SAP, Oliver Wyman e A.T. Kearney, e na startup AlôHelp. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, em Marketing pela University of New South Wales e certificado em Assessoria de Imprensa pelo Senac.

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e ajudá-lo a empreender.