Spotify mira grande aquisição para atacar Apple e ganhar profundidade

Da Redação

Por Da Redação

30 de setembro de 2016 às 10:22 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O Spotify é uma das startups mais famosas do mundo neste exato momento e que melhor ilustram o que se passa com o mundo no momento. É um serviço tão bacana que estou ouvindo agora mesmo (Children of Bodom é ótimo para animar as manhãs… melhor que cafeína). A startup sueca é, inclusive, quem nomeia os efeitos das startups digitais no mundo.

Mas toda essa fama atraiu a Apple para seu negócio, que se tornou uma feroz concorrente através do Apple Music. E é para atacar a sua rival que o Spotify pode fazer a maior aquisição da sua história: SoundCloud. As conversas já estão avançadas, de acordo com o Financial Times.

Não é a primeira vez que isso entra em pauta (o Spotify mesmo já negou a aquisição duas vezes), mas agora pode ser o momento, já que a SoundCloud é uma empresa desmoronando, com problemas que variam desde o cancelamento de acordos comerciais até o fracasso de seu serviço pago.

Com a compra da Soundcloud, o Spotify pode aumentar seu catálogo drasticamente: a companhia tem 125 milhões de tracks – músicas, podcasts, mixagens, gravações -, enquanto o Spotify (e o Apple Music) tem apenas 30 milhões. Com a aquisição, o Spotify teria um gigantesco acervo de coisas que não são músicas profissionais, que só a Soundcloud tem.

Ok, provavelmente teria muitos problemas de direitos autorais, já que a Soundcloud é uma espécie de YouTube da música – muitos dos 125 áudios são autorais, mas muitos também são reproduzidos sem a autorização de quem tem os direitos. Daria também uma dor de cabeça para integrar isso ao Spotify.

Mas com US$ 1 bilhão no caixa recentemente captado, o Spotify tem dinheiro para queimar com um tipo de aquisição destas. Talvez seja a hora de usar…

[php snippet=5]
E não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook!