Produção em massa de sangue artificial é possível, revolucionando medicina

Avatar

Por Lucas Bicudo

27 de março de 2017 às 16:35 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

É um sonho da medicina ser capaz de produzir sangue artificial. Atualmente, você é capaz de produzir glóbulos vermelhos em laboratórios – através de células tronco -, mas em uma quantidade mínima. Não é o suficiente para alimentar esse sonho.

Bem, parece que pesquisadores britânicos acharam a solução. Eles desenvolveram uma técnica que pode produzir um número ilimitado desses glóbulos vermelhos. O truque é criar glóbulos “imortais”, que podem servir de base e você cultivar o quanto quiser. É a possibilidade de ter uma produção em massa de sangue artificial.

O maior desafio é traduzir a técnica para a fabricação comercial. Os cientistas produziram alguns litros de sangue no laboratório, mas há uma grande diferença entre isso e os enormes volumes necessários para atender um único hospital, por exemplo. Embora o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido esteja planejando testar sangue artificial este ano, esta nova técnica não estará envolvida.

Não estamos falando aqui de sangue sendo vendido em lojas, nem acessível para todo mundo, mesmo se esse método já estivesse pronto para ser revelado ao mundo. A ideia mais provável é que se concentre em pessoas com tipos de sangue raros, que nem sempre podem contar com doações. Dessa forma, hospitais teriam como acionar um recurso – que hoje é um problema – para ajudar pessoas em situações de vida ou morte por falta de sangue.

As inovações vão mudar o mundo em que vivemos, sem dúvida. Se você tem projeto e acredita que pode causar um impacto social tão grande assim, por favor, empreenda e ajude a transformar o Brasil em um lugar melhor. Para te ajudar, preparamos um e-book que levanta as principais questões para você empreender com sucesso. Não deixe de baixar.

(via Engadget)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]