Quer morar nos Estados Unidos? Donald Trump é o seu maior inimigo

Se o atual presidente acredita que os Estados Unidos se beneficiariam de mais trabalhadores qualificados, Trump acha o contrário

Avatar

Por Da Redação

20 de agosto de 2015 às 11:59 - Atualizado há 5 anos

Barack Obama pensava em uma mudança no sistema de imigração para facilitar a ida de trabalhadores capacitados para os Estados Unidos. Um dos candidatos republicanos para a presidência, o bilionário Donald Trump, porém, quer restringir os vistos ainda mais – não apenas para os pouco capacitados.

Se o atual presidente acredita que os Estados Unidos se beneficiariam de mais trabalhadores qualificados, Trump acha o contrário. Para ele, além de quase zerar os vistos para trabalhadores não-qualificados, os vistos H-1B, usados principalmente por startups para atrair talento estrangeiro, devem ser cada vez mais restritos, aumentando os requerimentos de formação e salário.

E isso deve ser um grande tiro no pé da comunidade empreendedora no setor de tecnologia, onde os Estados Unidos é muito forte. Se o trabalhador estrangeiro tem a mesma qualidade de um americano e aceita receber a mesma coisa, uma empresa optará pelo americano. Então as start-ups trazem seus estrangeiros por dois motivos: a) são mais qualificados ou b) são mais baratos de se manter.

Esse é o caso, por exemplo, dos indianos. Como os salários na Índia são muito mais baixos, há milhares de trabalhadores com PhD que aceitam receber menos do que seus equivalentes norte-americanos. Para empresas com pouco dinheiro em startups, que acabaram de começar sua história, contratação de estrangeiros é vital para a formação de uma boa equipe.

Não é sem motivo, portanto, que a maioria dos rankings que avaliam a qualidade de uma comunidade de start-ups, como o Vale do Silício, avalia o quão fácil é trazer uma pessoa de fora. Em um mundo globalizado e digitalizado, a disputa por empregos e qualidade é cada vez mais global. No momento os Estados Unidos possuem a vantagem no assunto, mas podem jogar fora.

Grandes problemas para economia americana
O grande problema para os Estados Unidos não é nem esse. Há duas consequências muito piores do que aumentar o custo para empresas americanas. O primeiro é o fato de as empresas passarão a contratar estrangeiros para fazer o mesmo trabalho – mas de fora do país. Gerando dinheiro, gerando empregos. Fora.

Além disso, muitos dos trabalhadores que usam o visto H-1B acabam ficando permanentemente nos Estados Unidos – e muitos deles fundam novas empresas, que geram outros milhares de empregos. Fluxo esse que os Estados Unidos vai perder facilmente.

Se você está no setor e gostaria de passar um tempo trabalhando no Vale do Silício, mais fácil procurar por serviço agora. Donald Trump lidera as pesquisas e pode ser um candidato surpresa nas eleições do ano que vem. E se ele ganhar, com certeza terá grande motivação por conta de seu assunto favorito: imigração. A conferir.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]