Japão planeja construir supercomputador para desenvolver IA e deep learning
Por Lucas Bicudo
25 de novembro de 2016 às 17:12 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Japão está mirando seu retorno para a liderança de supercomputadores no mundo. O Ministério da Economia, Comércio e Indústria planeja gastar ¥ 19,5 bilhões (aproximadamente US$ 173 milhões) em uma nova máquina capaz de atingir 130 petaflops (capacidade de processamento), de acordo com a Reuters.
Esse número colocaria o AI Bridging Cloud Infrastructure à frente do Sunway Taihulight, o supercomputador chinês capaz de 93 petaflops.
O Ministério já tem grandes planos para ele: irá utilizar sua velocidade recorde para ajudar o país a desenvolver tecnologias de Inteligência Artificial e deep learning. Com 130 quadrilhões de cálculos por segundo, a máquina seria bastante capaz de realizar multitarefas – então entrariam também nessa lista tópicos como veículos autônomos, medicina e robótica.
Ainda não há muitos comentários sobre nesta fase inicial, mas um diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada disse que: “até onde sabemos, não há nada lá fora que seja tão rápido”. O Oakforest-PACS, da Fujitsu, foi certificado como o computador mais rápido do país no início deste mês, capaz de 13,6 petaflops. Pensa no que será o Al Bridgning Cloud Infrastructure.
Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários