IBM e Visa anunciam parceria para transformar tudo em ponto de venda IoT

Avatar

Por Lucas Bicudo

16 de fevereiro de 2017 às 15:51 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A IBM e a Visa anunciaram nova parceria!

A colaboração une a plataforma Watson e as capacidades cognitivas da IBM, aos serviços de pagamentos globais da Visa, usados por mais de três bilhões de consumidores em todo o mundo.

Ambas companhias partilham da visão e do compromisso de que pagamentos podem ser realizados por meio de qualquer dispositivo. De relógios a anéis, passando por eletrodomésticos e até carros. Com esta colaboração, empresas conseguirão disponibilizar pagamentos seguros em todas as suas linhas de produtos. Isso por meio do Watson e do Visa Token Service, nova tecnologia de segurança que substitui as informações sensíveis de conta nos cartões de pagamento por um identificador digital único.

A IBM e a Visa podem viabilizar pagamentos e transações nos 20 bilhões de dispositivos conectados, que deverão estar inseridos na economia global até 2020. A Internet das Coisas é uma das novidades mais quentes e deverá movimentar até US$ 12 trilhões em poucos anos.

É entendendo esse mar de oportunidades que a tecnologia vai nos permitir que a Visa lançou o programa Track, um programa em conjunto com a GSVLabs para acelerar startups de fintech no Brasil e no Vale do Silício. Uma belíssima oportunidade.

“A IoT está literalmente mudando o mundo à nossa volta. Seja por permitir que as empresas conquistem níveis inimagináveis de eficiência ou por possibilitar que uma lavadora de roupas nos ajude a nunca ficar sem detergente em casa. E, por trás dessa transformação, estão companhias como a Visa e tecnologias como a plataforma Watson”, diz Harriet Green, diretora geral da IBM Watson IoT. “A combinação das tecnologias de IoT da IBM, líderes de indústria, com os serviços de pagamento da Visa representa o próximo momento definitivo no comércio. Viabiliza pagamentos por meio de qualquer objeto conectado, com novos níveis de simplicidade e conveniência para todos”.

Vejamos os automóveis, por exemplo. Especialistas estimam que o mundo terá 380 milhões de carros conectados até 2021. Com o ecossistema conectado à plataforma Watson, o motorista seria alertado quando a garantia ou licenciamento do carro estivesse quase vencendo. Ou até mesmo quando a data de substituição de uma peça estivesse próxima. Com essa informação, o motorista poderia comprar as peças tocando apenas um botão. Ele poderia até pagar o combustível por meio de uma interação direta entre o carro e a bomba de gasolina.

Da mesma forma, uma corredora que usasse um dispositivo de fitness e um chip wireless de corrida. Ela poderia receber um alerta digital quando seu tênis precisasse de substituição, além de uma recomendação do melhor modelo e onde encontrá-lo pelo melhor preço. Ela poderia receber ainda várias outras recomendações relevantes e personalizadas, como dicas de nutrição e equipamentos, baseadas em sua performance, no clima local e em suas preferências de compra.

“Além de estar promovendo um mundo mais conectado, a Internet das Coisas está mudando a forma como vivemos, compramos e pagamos ao levar dados e pontos de venda para onde quer que o consumidor esteja”, diz Jim McCarthy, vice-presidente executivo de inovação e parcerias estratégicas da Visa. “O poder das tecnologias cognitivas do Watson e a liderança da IBM em IoT e segurança fazem dela a parceira ideal para nos ajudar a entregar pagamentos seguros em ‘virtualmente qualquer lugar’ e na imensa escala da IoT”.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]