Hackers invadem sistema de hotel, travam quartos e pedem resgate

Da Redação

Por Da Redação

1 de fevereiro de 2017 às 12:01 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O Seehotel Jaegerwirt, um hotel na Áustria, passou um período de tempo terrível após hackers conseguirem invadir o sistema e travar a criação de novas chaves para entrar nos quartos. E tiveram que pagar US$ 1.600 para os hackers liberarem o sistema.

É uma quantia modesta, mas que mostra que podemos passar para um mundo novo em que as coisas são mais conectadas e teremos mais “micro-hackeadas” em coisas do dia-a-dia. Nenhum hóspede ficou preso no quarto, como foi anunciado pela imprensa anteriormente, mas causou um grande prejuízo para o hotel – que pagou o resgate em Bitcoins.

“O hotel estava totalmente cheio com 180 hóspedes, não tivemos outra escolha. Nem a polícia nem a seguradora te ajudam neste caso”, disse Christoph Brandstaetter, diretor do hotel, para jornais austríacos. Ele destacou que esta não é a primeira vez que isto ocorre com um hotel – e somente por isso eles resolveram falar para a imprensa.

Embora especialistas tenham dito que foi um erro do hotel deixar o sistema conectado à internet, o hotel tem um plano mais efetivo para não passar por isso novamente. Ele deverá trocar todo o sistema de cartões eletrônicos por chaves. “Igual 111 anos atrás, na época de nossos bisavôs”, destacou Brandstaetter.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]