Fechamento de lojas do Walmart é reflexo de algo muito maior

Avatar

Por Paula Zogbi

19 de fevereiro de 2016 às 12:09 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A gigante do varejo norte-americana Walmart afirmou que não espera nenhum crescimento significativo nas vendas para o ano fiscal de 2017, com fechamento de lojas ao redor do mundo e o fortalecimento contínuo do dólar. Em janeiro, 269 lojas foram fechadas – no Brasil, foram 60.

Mas isso não é uma exclusividade do Walmart, como mostra esta reportagem do Business Insider. A Macy’s, outra rede conhecidamente grande de varejo dos EUA, disse que fechará 40 lojas no início de 2016.

No Brasil, 95 mil lojas foram fechadas em 2015, em partes por conta da crise econômica. Mas outro fator pode estar ajudando neste movimento: a facilidade de fazer compras sem sair de casa.

O comércio eletrônico brasileiro cresceu 22% em 2015, mesmo com crise, e uma pesquisa da Dexi mostra o foco neste mercado como uma forte tendência para 2016, bem como as compras pela internet.

“O crescimento de empresas no e-commerce como Magazine Luiza, Máquina de Vendas, Saraiva, Walmart, Renner, Centauro, Ultrafarma entre outros, deverá alterar o ranking e reduzir a participação do seleto grupo acima. Gigantes do varejo têm aumentado seus investimentos no e-commerce para fortalecer as transações de venda e a imagem das suas lojas virtuais”, afirma a pesquisa nacional.

A Amazon, ainda que tenha crescido menos que o esperado, é um dos principais responsáveis por essa migração para as compras online. O crescimento de 2015 foi de 20% em relação a 2014, com lucro de US$ 596 milhões.

Segundo o próprio Walmart, as vendas pela internet cresceram 12% no ano passado, e os investimentos neste segmento são cada vez mais expressivos. Ironicamente, esse investimento tende a fazer com que mais e mais lojas físicas sigam fechando.

[php snippet=5]
E não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook!