Startup que quer imprimir metal levanta nova rodada de investimentos

Avatar

Por Lucas Bicudo

8 de fevereiro de 2017 às 15:44 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Desktop Metal, startup que está desenvolvendo impressoras 3D capazes de produzir objetos metálicos, anuncia nova rodada de Série C no valor de US$ 45 milhões. GV (antigo Google Ventures) liderou o investimento ao lado da BMW iVentures e Lowe’s. Com a nova quantia, a startup já captou US$ 97 milhões.

Essas impressoras de metal permitem que as empresas construam e testem componentes para robôs, veículos e aparelhos médicos, por exemplo. Em grau industrial, entretanto, são algumas das máquinas de fabricação mais caras que existem, vendidas por centenas de milhares de dólares por empresas como 3D Systems, EOS e Arcam.

O CEO e co-fundador Ric Fulop, que anteriormente estava à frente da A123 Systems, disse em nota à imprensa que o capital investido ajudaria a Desktop Metal a avançar da pesquisa, para a produção de suas primeiras impressoras. Antes de iniciar sua própria empreitada com impressão 3D, Fulop aconselhou e investiu em várias startups no segmento. Como sócio geral da North Bridge, ele apoiou MarkForged, OnShape, ProtoLabs e SolidWorks.

O CEO vê a Desktop Metal escalando para uma grande variedade de indústrias. “Praticamente todos os objetos em torno de você tem alguma parte de metal, desde computadores até equipamentos automotivos e médicos”. Os apoios estratégicos da empresa sugerem esta variedade. Além da Lowe’s e a BMW, que participaram desta rodada, há os parceiros mais antigos, como a empresa de energia Saudi Aramco e GE.

As previsões para o mercado de startups em 2017 são excelentes: mais investimentos, mais startups inovadoras e mais empresas dispostas a apoiar empreendedores. Por conta disso, o StartSe promove o encontro dos maiores investidores do Brasil para um dia inteiro de treinamento para empreendedores, o INVEST CLASS. A ideia é mostrar para essas pessoas como funciona a cabeça do investidor e treiná-los para negociar de forma profissional durante a captação de investimento

O sócio-gerente da BMW iVentures, Uwe Higgen, disse que a Desktop Metal está trabalhando com a BMW em Munique, explorando os potenciais usos de sua tecnologia na indústria automotiva.

O investidor espera que a startup use seu financiamento para colocar suas primeiras impressoras no mercado. Ele disse que um método de baixo custo de impressão 3D em metal poderia impactar o design e desenvolvimento automotivo imediatamente. A longo prazo, “esse é o tipo de tecnologia que eventualmente pode resolver em definitivo o problema de armazenamento de peças”, comenta.

(via TechCrunch)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]