Daimler e Uber juntam forças em parceria para produzir carros autônomos

Avatar

Por Lucas Bicudo

2 de fevereiro de 2017 às 15:40 - Atualizado há 4 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

A Daimler, a dona da Mercedes-Benz, e a Uber anunciaram que estão juntando forças! Carros autônomos da empresa alemã serão disponibilizados para a frota da startup.

Essa é a segunda parceria que o aplicativo de caronas particulares firma com grandes montadoras: a primeira foi com a Volvo, que resultou em seu último protótipo autônomo, o XC90. Essa é diferente do acordo da Uber com a Volvo, entretanto, na medida em que a Daimler será proprietária e operará seus próprios veículos, aproveitando a tecnologia e serviços da startup.

Essa é a primeira vez que a companhia incorpora o papel de “plataforma aberta de carros autônomos”. A intenção é que fabricantes possam trazer seus próprios veículos para a rede para operá-los. É um pouco como o que Tesla pretende oferecer para os motoristas que possuírem seus carros, mas voltado para as frotas de automóveis e aberto a todas as montadoras.

Em um post na newsroom, o CEO e fundador Travis Kalanick observou que sua empresa percebeu cedo que o potencial da auto-condução em termos de segurança é enorme, mas que não seria capaz de fazer todo o processo sozinho. Por isso a decisão de ir atrás de parcerias, como a da Daimler.

Mesmo que muitas montadoras continuem a buscar a criação de seus próprios serviços de compartilhamento com veículos autônomos, é provável que a Uber continue a ser uma atraente opção para explorar.

É uma jogada inteligente que enfatiza a experiência e as vantagens da startup, ao mesmo tempo em que minimiza as áreas onde seria difícil se destacar, como a montagem automotiva.

(via TechCrunch)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]