Conheça o caminhão totalmente elétrico da Mercedes-Benz

O caminhão atualmente funciona com três baterias de íon de lítio que fazem parte de um projeto modular

Avatar

Por Lucas Bicudo

24 de novembro de 2016 às 17:46 - Atualizado há 3 anos

A Tesla não é a única montadora que está de olho em caminhões elétricos.

Em setembro, a Mercedes-Benz mostrou ao mundo seu Urban eTruck, totalmente elétrico, em uma feira comercial em Hannover, na Alemanha.  Ele é excepcional para a mudança de paradigmas que teremos nos próximos anos.

Completamente desenhado para a condução nas cidades, o veículo tem alcance de até 200 km. Isso pode não parecer muita coisa, mas considerando que é projetado para entrega de carga dentro das cidades, é o suficiente para completar um dia de trabalho. E isso é extremamente importante no transporte do futuro, onde caminhões autônomos farão entregas de uma ponta de uma cidade até outra cidade.

O caminhão atualmente funciona com três baterias de íon de lítio que fazem parte de um projeto modular, assim você pode adicionar uma bateria extra para bater ligeiramente esse limite de 200 km.

A Mercedes optou por câmeras no lugar dos retrovisores. Elas têm uma visão ampla da rua e a dispõe em uma tela no canto superior esquerdo do volante. O painel do motorista também é digital e mostra informações detalhadas da rota estabelecida.

O caminhão vem com três modos de condução: auto, eco e ágil. Auto é melhor para uma viagem padrão; a mudança para o modo eco irá garantir que o motorista permaneça dentro da rota; ágil funciona como um modo de energia.

Conforme o serviço de monitoramento diagnostica que o caminhão está chegando perto do seu limite de alcance, ele automaticamente irá mudar para o modo de condução que for mais cabível ao momento.

O caminhão também vem com um tablet separado que mantém o controle da vida da bateria e quantos quilômetros ele pode viajar antes de precisar de uma recarga.

(Via Business Insider)

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]