Cientista desenvolve máquina capaz de ler mentes humanas

Por Da Redação
2 de fevereiro de 2017 às 11:04 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Uma nova máquina capaz de ler mentes humanas foi desenvolvida e poderá ter aplicações interessantes no ramo da saúde. Com a nova máquina, pacientes que estavam incomunicáveis, beirando o estado vegetativo, podem voltar a se comunicar com os seus familiares.
A máquina desenhada pelo neurocientista Niels Birbaumer, do Centro Wyss para Bio e Neuroengenharia em Genebra, usa uma interface para “traduzir” os pensamentos de pessoas que perderam todos os seus movimentos.
Os parentes dessas pessoas geralmente se perguntam se eles ainda estão conscientes e a resposta é sim! A máquina consegue mensurar mudanças em correntes elétricas no cérebro das pessoas e também a movimentação do sangue.
Três dos quatro pacientes que fizeram o teste responderam “sim” para a pergunta “eu amo viver” e “sim” para a pergunta “Você é feliz?”. Uma quarta paciente fez o teste, mas não respondeu as perguntas, pois estava em um estado emocional muito frágil – e provavelmente teria respondido “não” para as perguntas.
O teste consistia em perguntas objetivas para os quatro pacientes, como “Você nasceu em Berlim” ou “Paris é a capital da Alemanha”. Os pacientes modulavam seus pensamentos para responder e a máquina conseguia entender se “sim” ou “não”. O resultado foi correto em 70% das vezes para os quatro pacientes, o que é substancialmente maior do que sorte.
Birbaumer destaca que foi um grande alívio para as famílias conseguirem comunicar com seus amados depois de anos de silêncio. A tecnologia deverá ser usada para determinar quem está consciente e quem está em coma – uma discussão grande, pois boa parte das pessoas totalmente imóveis.
O próximo passo vai ser desenvolver um “teclado” para que os usuários consigam escrever suas mensagens para seus parentes. É novamente a tecnologia facilitando a vida e melhorando a medicina. Quer ficar por dentro das principais inovações? Não perca o Conexão Vale do Silício, programa quinzenal de inovação e tecnologia aqui no StartSe.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários