Brasileiro é eleito um dos 35 melhores inventores do mundo abaixo dos 35 anos

Avatar

Por Lucas Bicudo

29 de novembro de 2016 às 16:32 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 360 milhões de pessoas que sofrem de problemas auditivos no mundo. Dessa amostragem, 10 milhões delas vivem aqui no Brasil.

O empreendedor Ronaldo Tenório observou aí uma grande oportunidade de mercado e, ao lado de seus sócios Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, fundaram o Hand Talk, um aplicativo que traduz mensagens para a linguagem de sinais.

Funciona assim: Hugo, um bot inteligente, ouve através do microfone do celular e traduz a fala para libras. E vice-versa: pode traduzir sinais para mensagens de texto ou de voz.  Ele criou um meio de se comunicar com deficientes auditivos.

Com isso, Tenório foi o único latino-americano escolhido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) como um dos 35 melhores inventores com menos de 35 anos no mundo.

“Tenório criou um aplicativo que permite que pessoas surdas levem um intérprete de linguagem gestual para qualquer lugar”, diz Julia Sklar à revista MIT Review.

(via Folha de S.Paulo)

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!