Automação é a solução para envelhecimento da população, mostra estudo

Avatar

Por Lucas Bicudo

9 de março de 2017 às 15:07 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O envelhecimento da população e suas implicações negativas para a economia global tem sido uma preocupação entre os economistas há algum tempo. A diminuição das pessoas com idade para trabalhar, aliada a expectativa de vida mais longa, significa que haverá menos pessoas para carregar o fardo de apoiar uma população não-trabalhadora maior.

A população mundial acima de 65 anos em breve será maior do que a população com menos de cinco anos, de acordo com o US Census Bureau. Todo esse tom sombrio, entretanto, pode não ser tão temeroso quanto parece, já que o envelhecimento da população não retarda necessariamente o ritmo de crescimento. Isso é de acordo com uma pesquisa de Daron Acemoglu e Pascual Restrepo, do MIT.

“Não há evidência de uma relação negativa entre envelhecimento e PIB per capita”, diz o estudo intitulado Secular Stagnation? The Effect of Aging on Economic Growth in the Age of Automation (Estagnação Secular? O Efeito do Envelhecimento no Crescimento Econômico na Era da Automação, em tradução livre).Os autores alegam isso graças ao aumento da tecnologia de automação. “A adoção mais rápida de tecnologias de automação em países que sofrem alterações demográficas mais acentuadas nos fizeram chegar à essa conclusão”.

Na verdade, a crescente escassez de mão-de-obra, devido ao envelhecimento, pode realmente estimular o aumento da adoção desse tipo de tecnologia. “A escassez de trabalhadores mais jovens e de meia-idade pode desencadear muito mais a adoção de novas tecnologias de automação. O problema demográfico poderia ser completamente neutralizado ou até mesmo invertido”, observam eles.

A tecnologia deve melhorar nossa vida, se soubermos abraçá-la de verdade. Vamos promover em São Paulo o Silicon Valley Conference para tratar deste tema em abril. Não perca.

(via Business Insider)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]