As 10 universidades mais inovadoras do mundo, segundo ranking

Da Redação

Por Da Redação

29 de setembro de 2016 às 10:28 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Não, este não é um ranking em que o Brasil vai ter alguma. Na verdade, nenhuma universidade brasileira aparece nem no Top 100.

Trata-se de um estudo da Agência Reuters, que teve como grande vencedores as startups dos (advinhe) Estados Unidos. Foram 47 universidades entre as vencedoras – incluindo aí as três vencedoras: Stanford, o MIT e Harvard. A China foi o melhor emergente, mas teve apenas 2 universidades, a primeira apenas em 66º.

Embora “inovação” possa parecer muito subjetiva, a Reuters montou uma metodologia para decidir quais as vencedoras: a quantidade de patentes requisitadas e garantidas por cada universidade, além de pesquisas cientificas. Confira o ranking:

1 – Universidade de Stanford (EUA)

Não é nem necessário apresentar a universidade de Stanford, não é? Localizada no coração do Vale do Silício, a universidade é onde grandes alunos como Larry Page e Elon Musk estudaram e começaram seus negócios.

2 – Massachussets Institute of Technology (EUA)

O MIT também é famoso por tratar de tecnologia e é berço de várias startups de sucesso, como o Hubspot.

3 – Harvard (EUA)

Considerada a melhor universidade do mundo até hoje, ela também é uma das mais velhas do mundo. O Facebook nasceu em seus dormitórios. Bill Gates e Mark Zuckerberg estudaram por lá.

4 – University of Texas (EUA)

A University of Texas é um sistema de faculdades muito bem avaliada nos Estados Unidos – e tido como a Universidade pública mais forte do mundo. Localizada em um dos melhores ambientes empreendedores do país, é onde Michael Dell estudou.

5 – University of Washington (EUA)

Outro sistema, a University of Texas fica no Estado de Washington (e não na cidade de Washington) – formando milhares de engenheiros para as grandes empresas de tecnologia do Estado, como Microsoft e Amazon. É outra universidade pública.

6 – KAIST (Coreia do Sul)

A melhor universidade da Ásia também é pública. Foi fundada em 1971 para investir pesado em tecnologias.

7 – University of Michigan (EUA)

Outra universidade pública americana de renome e forte. É de 1817, o que a torna uma das públicas mais velhas do mundo.

8 – University of Pennsylvania (EUA)

Universidade privada e que faz parte da Ivy League. Fica em Filadélfia e é onde o candidato à presidente dos Estados Unidos Donald Trump estudou.

9 – Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica)

A melhor da Europa neste quesito foi fundada em 1425, sendo a mais velha de seu país. Tem cerca de 55 mil estudantes de diversos países e é mantida pela Igreja Católica.

10 – Northwestern University (EUA)

A Northwestern fica em Illinois, estado cuja capital é Chicago (a terceira maior cidade dos Estados Unidos). É privada e tem um campus “filial” no Qatar.

[php snippet=5]
E não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook!