Aprovado o 1º aplicativo contraceptivo (e é tão eficiente quanto a pílula)

Avatar

Por Lucas Bicudo

22 de fevereiro de 2017 às 15:11 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Foi aprovado o primeiro aplicativo contraceptivo do mundo!

“É excitante que haja agora uma alternativa aprovada aos métodos convencionais de prevenção da gravidez e que é possível substituir a medicação pela tecnologia”, diz Elina Berglund, que fundou a Natural Cycles, juntamente com seu marido Raoul Scherwizl.

A aprovação veio da organização alemã de inspeção e certificação Tüv Süd, que classificou o aplicativo como medicinal de IIb. Isso significa que a Natural Cycles consegue agora oferecer uma alternativa, testada clinicamente, aos métodos do controle da natalidade tradicionais, como pílula anticoncepcional e preservativos.

2015 foi um ano turbulento para o casal. No final de novembro, a Agência de Medicamentos Sueca bateu em sua porta e exigiu que a startup acabasse em até dez dias, enquanto continuava a investigar suas atividades.

Além disso, a informação da investigação vazou. Foi aí que os números da Natural Cycles despencaram: em outubro, foi registrada uma receita de US$ 280 mil; em dezembro, já era US$ 120 mil. A tempestade continuou: matérias anunciavam que a startup tentava enganar jovens sem acesso a informação.

Agora, um ano depois, Elina e Raoul finalmente conseguiram o que queriam.

A startup calcula o ciclo fértil da pessoa com um algoritmo. É só medir a temperatura debaixo da língua todas as manhãs e a inserir no app. A tecnologia determina se você está fértil ou não naquele dia, para dar uma noção.

Natural Cycles tem mais de 150 mil usuários, em 161 países, e um estudo clínico provou que usar o aplicativo é tão eficaz quanto estar usando pílula.

Você tem alguma dúvida que o mundo está passando por uma grande transformação? É para ajudar empreendedores a realizarem coisas tão bacanas como estas que o StartSe promove o curso Startup de A a Z, com o intuito de capacitar pessoas para empreender e ensinar a construir negócios campeões.

(via Business Insider)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]