Amazon está construindo aplicativo espetacular! Mas que já existe no Brasil

Da Redação

Por Da Redação

16 de dezembro de 2016 às 11:56 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Essa notícia é para quem tem síndrome de vira-lata: a Amazon decidiu construir um aplicativo para juntar empresas e suas cargas e caminhoneiros para realizar as entregas. Contudo, esta é uma solução que já existe no Brasil. Duplamente, inclusive, com algumas diferenças entre si: CargoX e Truckpad.

O aplicativo da Amazon deverá ser lançado no meio do ano que vem e é feito para juntar empresas com cargas e caminhoneiros autônomos – eliminando as agências, que chegam a cobrar cerca de 15% do valor da carga. Isso baratearia o valor do frete e aumentaria o consumo no site da Amazon, aposta Jeff Bezos.

A ideia é fazer a entrega da saída de uma cidade até a entrada de outra, conectando a empresa que tem a carga e o caminhoneiro através de um aplicativo – como se fosse o “Uber da Carga”. A partir dali, caminhões menores fazem as entregas para dentro da cidade. A ideia da Amazon é se transformar em uma companhia completa de logística.

Ser o “Uber da Carga” também é o objetivo também da CargoX, que já funciona há algum tempo e é uma das candidatas brasileiras à unicórnio no Brasil, ou seja, startup com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão. “Acho que temos a possiblidade de montar um unicórnio no Brasil, sim”, disse Federico Vega, argentino CEO e fundador da CargoX.

Este é um mercado que, nos EUA, movimenta US$ 800 bilhões. Só que este tipo de solução faz ainda mais sentido para o Brasil do que para lá, já que o mercado brasileiro tem mais caminhoneiros autônomos do que o americano.

É excelente ver soluções brasileiras se tornando pioneiras e “copiadas” por gigantes americanas – até mesmo com essas gigantes adquirindo as startups nacionais. O Brasil é uma terra de gente muito engenhosa e isso já gerou e ainda vai gerar startups muito interessantes.

Se você tem uma ideia, não deixe de tentar executá-la. É para isso que estamos aqui, para te ajudar. O StartSe tem duas iniciativas que podem ser muito interessantes para quem está dando os primeiros passos: o Startup de A à Z, um curso online que vai te ajudar nos primeiros passos de sua empresa, e o Accelerator Day, um evento presencial que te fará aprender o necessário para acelerar a mesma. Não deixe de conhecer.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]