Em parceria com startup, Adidas lança novo tênis impresso em 3D

Avatar

Por Lucas Bicudo

11 de abril de 2017 às 17:56 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

A Adidas revelou seu novo modelo de tênis impresso em 3D: o Futurecraft 4D. A companhia planeja vender 5 mil pares à princípio, mas irá escalar a produção para 100 mil até o fim de 2018.

Para cria-lo, a Adidas firmou uma parceria com a Carbon, uma startup do Vale do Silício que já chegou a levantar US$ 200 milhões de grandes nomes como Sequoia Capital, GV e Yuri Milner. O propósito da Carbon é transformar a impressão 3D em um método viável de produção em larga escala. A chave para isso é a velocidade com que o processo é feito.

Usando um método chamado Digital Light Synthesis, as impressoras da startup são capazes de imprimir objetos 10 vezes mais rápido do que as outras. Ao invés de trabalhar com camadas de cima para baixo, o processo da Carbon é contínuo e começa de baixo. O material de resina líquida também permite um produto final muito mais flexível em comparação com o material usado por impressoras 3D tradicionais.

A Carbon imprime as solas. O corpo do tênis é feito pela Adidas com manufatura comum.

Os benefícios vão além da velocidade de produção. A impressão 3D permite uma nova modelagem de design, que pode aumentar o desempenho do calçado – impossível com outros materiais como espuma.

A Adidas sabe que para performarem em alto nível, os atletas precisam de pontos diferentes de densidade em toda a sua entressola. Um corredor pode precisar de um ponto de dedo firme e calcanhar mais suave. Para conseguir isso com sapatos regulares, os fabricantes precisam colar diferentes pedaços de espuma com diferentes densidades. Com o processo de impressão da Carbon, eles podem simplesmente mudar a geometria da rede para tornar as diferentes áreas mais firmes ou mais suaves.

O produto final é um tênis superconfortável. Eles são elásticos, mas firmes ao mesmo tempo – que é exatamente o que Adidas está tentando fazer. Velocidade e qualidade, graças a impressão 3D.

(via TechCrunch)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]