StartSe na Suécia: o sonho de um garoto virou uma fábrica de supercarros

Tudo começou com um garoto apaixonado por motores chamado Christian Von Koenigsseg, que começou seu sonho aos 15 anos de idade

0
shares

Eu sou um apaixonado por carros e na Suécia tive a oportunidade de conhecer a fabricante de supercarros chamada Koenigsseg. O nome assusta mas a história de empreendedorismo que existe nesta empresa demonstra o quanto vale a pena correr atrás de nosso sonhos.

É uma pequena fábrica, mas que produz alguns dos carros mais cobiçados do mundo. A recepção da empresa é simples: na área destinada a receber clientes, o único carro em exposição é um modelo de 2008 que esta à venda. Afinal deixar parado um modelo atual apenas para exposição seria um bom dinheiro perdido.

Tudo começou com um garoto apaixonado por motores chamado Christian Von Koenigsseg. Dedicava-se aos motores ao comprar mobiletes usadas, preparar o motor e revendê-las, isto com 15 anos de idade. Assim ele foi juntando suas economias que foram reforçadas com os lucros de uma pequena empresa de comércio exterior que ele montou ainda antes dos 20 anos de idade.

Em 1992 ele conseguiu um pequeno empréstimo com o governo sueco para iniciar a sua fábrica de automóveis, que somado as suas economias e de seu sócio, foi possível dar os primeiros passos. Em 1994 o sócio o abandonou,  mas Christian resolveu seguir seu sonho com mais um pequeno grupo de pessoas que trabalhavam mais por amor do que por dinheiro.

Foi em 2002 que saiu da linha de produção o primeiro Koenigsseg e neste mesmo ano o carro entrou para o livro dos recordes como o automóvel de série mais rápido do planeta. No ano seguinte a fabrica pegou fogo e tudo foi perdido, mais um revés na vida do empreendedor. Registros, desenhos e protótipos foram todos destruídos, mas os carros que estavam sendo produzidos por sorte foram salvos.

Diferente de qualquer montadora de automóveis, a fabrica parece muito mais uma grande oficina, atualmente são apenas 12 carros produzidos por ano, então qualquer perda é muito relevante. São 97 funcionários sendo que destes 25 são engenheiros.

A fila de espera para ter o supercarro na garagem é superior a 3 anos e o preço fica a partir de U$1,5 milhões. Este é o custo de ter um carro produzido praticamente de forma artesanal, mas com tecnologia de ponta, o que o transforma em praticamente um carro de corrida para as ruas.

Christian é um empreendedor apaixonado pelo seu produto, e isto muda tudo, dá força e energia para superar as adversidades.  “O plano que eu tinha de fabricar carros era o oposto do que as pessoas normalmente pensam, que é uma ideia inteligente de negócios. Ninguém estava pedindo um carro assim. Parecia impossível. Era caro. Ninguém na historia havia vindo do nada e tido sucesso fazendo isto. Era uma ideia estupida e impossível. E é por isto que eu gostava dela. Queria provar a mim mesmo e a todo mundo que qualquer coisa é possível se você coloca sua mente, coração e alma nela. Eu realmente acreditava e ainda acredito”, disse Christian.

Uma empresa que tem uma fila de 3 anos para as pessoas conseguirem comprar o seu produto, já demonstrou que foi longe. Sem dúvida a historia de Christian Von Koenigsseg é um exemplo para muitos empreendedores.

Este conteúdo faz parte do projeto StartSe no Mundo, uma viagem empreendedora por mais de 40 países. Conheça o site do projeto clicando aqui e inscreva-se para receber conteúdos exclusivos ao longo da jornada, que podem inspirá-lo e ajudá-lo a empreender.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários