WhatsApp: novo golpe de hackers oferece serviço de ”vídeochamada”
Por Júlia Miozzo
23 de fevereiro de 2016 às 11:58 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Uma das técnicas mais utilizadas por hackers para que o ataque seja bem sucedido é prometer recursos de redes sociais e aplicativos que ainda não existem – e disseminar a mensagem pelo próprio app ou rede social.
No WhatsApp, um novo golpe promete um recurso de “vídeo chamada”, que ainda não é um serviço disponível. É uma mensagem compartilhada entre contatos como outra qualquer, que traz um link em que supostamente deve ser feito o “cadastro” dos usuários para ter acesso à videochamada. A chamada compartilhada é a seguinte:
“Convite para Video Chamada WhatsApp http://wp7.me/videochat”
Quando o usuário abre o link, verá uma página que solicita o número de telefone para continuar. Após isso, o site informa que é preciso convidar dez contatos do WhatsApp ou compartilhar o convite em três grupos para que ele seja ativado.
Após isso, o usuário é redirecionado para redes de afiliados que oferecem a instalação de softwares para serem instalados no telefone. Ele apresenta uma mensagem que induz o usuário a concluir o download e, de acordo com o sistema operacional usado pelo usuário, a mensagem muda.
“Essa campanha segue o mesmo estilo de outras campanhas maliciosas que encontramos disseminadas via WhatsApp”, disse Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, empresa de segurança responsável por descobrir o ataque de malware. “Isso demonstra que os golpes anteriores foram bem-sucedidos e que os cibercriminosos seguem com a mesma tática de usar um tema popular para disseminar scareware. Outro agravante foi que encontramos empresas de software legítimos se valendo dessa abordagem para forçar a instalação e distribuição do seu software no Brasil”, finalizou.
Por pedir o número de telefone da vítima, esse é um golpe que permite aos criminosos inscrever a linha em serviços premium, que vão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha, etc.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários