Vídeo Institucional: conheça a ferramenta e saiba como utilizá-la ao seu favor

Avatar

Por Samba Tech Soluções em Vídeos Online

7 de abril de 2016 às 17:18 - Atualizado há 5 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Um vídeo institucional é uma excelente forma de comunicação para as empresas em diversos níveis.

Hoje, uma das maiores preocupações de todas as empresas é a de se fazer relevante frente ao mercado saturado e a grande concorrência e também deixar claro seu posicionamento, missão, valores e, obviamente, aquilo que ela oferece de serviço ou produto.

Portanto, é necessário investir em formas de comunicação empresarial eficientes e que sejam interessantes para abordar tanto parceiros e clientes, quanto os próprios funcionários.

Levando em conta que os vídeos são a forma de comunicação mais quente da atualidade e que a maioria das pessoas tem preferência por consumir conteúdos nesse formato, um vídeo institucional pode ser a solução certa para sua empresa.

Você sabe o que é um vídeo institucional?

O vídeo institucional é uma das formas mais eficientes de apresentar toda infraestrutura de uma empresa para o seu mercado de atuação: produtos, serviços, história, equipe, e muitos outros pontos.

Este tipo de vídeo é bastante útil dentro das estratégias de marketing e da comunicação corporativa de qualquer empresa, mas alguns cuidados devem ser tomados na hora da sua produção para que o vídeo institucional não seja um fracasso.

A seguir, você confere alguns passos para produzir vídeos de sucesso e também dicas do que deve evitar nesse tipo de produção.

Defina um alvo e planeje-se! 

Antes de começar a produzir seu vídeo institucional, é importante ter em mente qual será o objetivo dessa peça. Você vai apresentar a empresa ou um de seus produtos ou serviços? Quer vender ou apenas fortalecer a imagem do seu negócio? Defina um objetivo central e dedique todo o vídeo a ele.

Além disso, defina desde o início outros pontos que serão importantes na produção de seu vídeo institucional, como verba e tempo disponíveis, o público que você deseja atingir, locais em que ele será divulgados e outros pontos.

Isso tudo vai ajudar a garantir a eficácia de seus vídeos e também evitar que você se perca durante o processo de produção.

Qual a melhor forma de contar a história?

Storytelling é um ótimo recurso que vai te ajudar a criar um vídeo institucional fantástico.

Portanto, capriche em suas narrativas! Faça analogias, crie personagens, use o bom humor e insira sua empresa em um cenário muito mais atrativo e encantador. Você vai ver como esse recurso é eficaz!

Além de ser uma forma de engajar o seu público com o vídeo, um bom storytelling pode ajudar no crescimento da sua empresa! Quer saber mais? Dê uma olhada neste material.

Escolha bem a trilha sonora

O hit do momento pode até ajudar a princípio no engajamento com o seu conteúdo, mas você corre dois riscos. O primeiro é de o vídeo ficar datado rapidamente, sendo esquecido assim que a música sair das rádios. O segundo é que a canção chame tanta a atenção que a mensagem ficará em segundo plano. As pessoas dirão “aquele vídeo da música X” e não “aquele vídeo que mostra que a estratégia da empresa agora é abrir mercados em outros países”.

Portanto, capriche na trilha sonora de seu vídeo institucional e, mais do que apenas usar as “músicas do momento”, invista em canções que tenham o apelo emocional que seu vídeo pede.

Lembre-se também de controlar o volume dessas canções, colocando-as apenas no fundo quando houver falas de atores ou locução, e também de usar apenas músicas com direitos autorais liberados ou que você tenha pago pelo uso.

Tenha uma boa equipe para executar o projeto

Uma produtora profissional de vídeos não é um luxo e é este tipo de parceria que fará a diferença entre 3 minutos de imagens bonitas e 3 minutos de uma narrativa forte e persuasiva.

Profissionais da comunicação podem ajudar a traduzir as necessidades da sua empresa e a cortar o que não dará certo desde o primeiro roteiro.

Se optar por fazer seu vídeo institucional sem ajuda, garanta que você tem uma equipe minimamente qualificada e que poderá executar todo o processo – desde o planejamento até a gravação e divulgação – com dedicação e qualidade.

Qual a duração ideal?

Se você tem um objetivo, consegue estimar quanto tempo precisa para alcançá-lo. Com a mensagem do seu vídeo corporativo é a mesma coisa. É importante definir a duração antes e fazer com que o material editado se encaixe nela. Quase todos os comerciais de TV dos quais você se lembra têm 30 segundos ou até menos.

Defina mais ou menos o tempo necessário para passar sua mensagem de forma firme, clara e convincente e lembre-se de que ficar dando muitas voltas ou enfeitando demais sua história, nunca é a melhor opção. Isso pode fazer seu vídeo ficar longo, chato e ainda repelir seu espectador logo de cara.

Quer saber mais sobre qual a duração ideal de um vídeo? Clique aqui!

Pense na iluminação do seu vídeo!

Absolutamente nada do que você assiste na televisão é feito com iluminação natural, ou seja, apenas com a câmera. Luzes extras de diversos tamanhos e potências são sempre empregadas. Na falta de equipamento, grave em local aberto no começo da manhã ou acenda todas as luzes disponíveis (e considere trazer abajures ou lanternas).

Um vídeo mal iluminado pode deixar sua produção difícil de assistir e entender, diminuir a eficácia da sua mensagem e fazer com que sua empresa perca em credibilidade pela produção que não tem um aspecto profissional.

Em nossa série sobre produção de vídeos, o Pocket Video, você encontra um capítulo totalmente dedicado a iluminação e as formas mais simples e baratas de iluminar seu vídeo. Confira!

Ah, também separamos algumas dicas de como fazer um vídeo de forma fácil e prática. Leia aqui.

Mensure seus resultados

Se for fazer um vídeo institucional, lembre-se de estabelecer também, logo de cara, uma forma de mensurar os resultados dessa ação, que é uma ação de divulgação como qualquer outra.

Defina os indicadores e meça seus resultados em função do tempo, de seu esforço e da verba que foi investida.

Você pode medir o sucesso do seu vídeo de diversas formas: com desempenho em social, número de pessoas que preencheram determinado formulário ou entraram em contato após ver o vídeo e número de visualizações, por exemplo. Caso você use uma plataforma profissional de vídeos, ainda pode medir o engajamento das pessoas com o vídeo, ver de que forma elas o estão consumindo, por qual dispositivo e qual seu perfil.

A partir dessas informações, você terá dados sólidos para melhorar seu vídeo e até mesmo investir em outras produções. Quer saber mais sobre mensuração? Então veja este artigo sobre como usar analytics para aprender sobe o comportamento da sua audiência.

Use Calls to Action (CTAs)

Termine o vídeo institucional com o que você quer que as pessoas façam e com o verbo no imperativo: entre em contato, preencha o formulário, faça a doação, visite o site. Isso, novamente, vai reforçar o objetivo do vídeo e a mensagem na cabeça do espectador.

Então, agora que você já conhece alguns segredos para tornar seu vídeo institucional um sucesso, que tal começar a produzir esse tipo de material? Se precisar de ajuda, conte conosco!

Defina seus objetivos, uma mensagem central e mãos a obra!

Abraços e até a próxima!

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.