Venda de smartphones novos cai e abre espaço para mercado de usados
Por Lucas Bicudo
28 de março de 2016 às 12:39 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Podemos dizer que o mercado de smartphones já tem uma década de vida ativa nas costas. Muitos modelos foram lançados, trilhares de possibilidades e funcionalidades foram descobertas e, sobretudo, muito crescimento financeiro e tecnológico foi computado.
Em 2015, um fenômeno foi de frente com essa tendência e mostrou alguns indícios de um provável cansaço com a elitização dos smartphones: a venda de aparelhos novos caiu 13,4% e, segundo a consultoria IDC, isso está abrindo espaço para o mercado de usados.
Os maiores motivos apontados para esse cenário são a crise econômica, o aumento do preço médio de mercado e o fato de que cada vez mais as pessoas já possuem aparelhos próprios e só necessitam agora trocar seus modelos antigos por de novas gerações.
Existe também a questão de que muitos os tratam como artigos de luxo. Houve um crescimento médio de 17% em seus valores finais, saindo de uma média de R$ 750,00 por aparelho e indo para R$ 880,00. Apesar de um aumento nas receitas dos varejistas, a queda na quantidade vendida foi significante. As perspectivas para 2016 não são as melhores – o ano também deve apresentar uma queda de pelo menos 13% no volume de vendas.
Paralelo aos sinais de inflação do setor, cresce a busca por alternativas no mercado secundário, seja para comprar um aparelho usado, seja para vender seu aparelho e usá-lo como forma de pagamento na aquisição de um novo. A informalidade desse tipo de negociação ainda afasta muitos usuários, porém cada vez mais empresas surgem atuando nessa área e oferecendo uma maior segurança na hora de fazer sua transação.
Bruno Fuschi, fundador do Brused, o primeiro site do Brasil a comprar e revender smartphones usados, afirma que as perspectivas para o mercado de usados são as melhores possíveis:
“Nós tivemos um crescimento de 100% em 2015. Com o preço do aparelho novo cada vez mais alto, as pessoas buscam alternativas: ou ela vai comprar um aparelho usado ou ela vai utilizar o usado que ela possui para alavancar a compra de um aparelho mais novo, que pode ser um produto novo ou mesmo um usado. Nós conseguimos ajudar nas duas pontas, oferecendo um serviço de qualidade e segurança para um mercado que de fato ainda é muito informal”.
Para fazer uma negociação basta acessar o site da empresa e em poucos cliques você pode fazer uma proposta de venda ou realizar a compra de um produto. A empresa espera continuar crescendo forte em 2016:
“Vamos buscar novamente o 100% de crescimento em 2016. O Brused é uma excelente ferramenta para facilitar a negociação de smartphones usados e nós vamos continuar investindo em nossos serviços para deixar a ferramenta ainda melhor. Queremos mitigar esse efeito de preços cada vez maiores no mercado dos aparelhos novos”.
A tendência é que esse mercado fique cada vez mais parecido com o mercado de automóveis, com o mercado secundário tendo grande relevância para o próprio mercado em si.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários