Uma questão que pode representar o seu sucesso ou fracasso

Avatar

Por André Macedo

3 de agosto de 2015 às 15:25 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Hoje vou falar sobre uma questão que afeta muitos empreendedores: a ideia do negócio.

Todas as pessoas criam um negócio para resolver um problema, seja ele qual for. Alguns problemas têm que ser resolvidos obrigatoriamente, como necessidades básicas, commodities. É nessa área que entram as empresas que resolvem esses problemas, como postos de gasolina, supermercados, restaurantes, lojas de roupa etc.

Nesses casos, muitas vezes o que determina o sucesso do negócio é capacidade de comprar mais barato a matéria-prima ou reduzir seus custos. Como o produto final é semelhante ao dos concorrentes, não é possível cobrar mais caro. Vender commodity mais caro é difícil. Quem tem escala e compra mais barato do fornecedor normalmente leva vantagem.

A questão se torna mais delicada quando partimos para necessidades mais específicas. Nesse caso, tenho que ter certeza de que minha empresa realmente resolve um problema concreto de uma forma muito melhor do que as soluções atuais. Um erro que muitas vezes ocorre é que o empreendedor cria uma solução para um problema que não existe.

Um exemplo: em um determinado momento, pensei em criar uma solução para acabar com o problema daqueles papeizinhos de recibo que acumulamos em nossas carteiras. Todo mundo vai juntando comprovantes de banco, restaurante e lojas em suas carteiras. E se houvesse um serviço ou aplicativo que usasse a câmera do celular para tirar fotos dos recibos e uma interface criada para guardá-los de forma organizada?

Isso era só uma ideia, e nunca passou disso. Bastou uma breve análise do cliente para perceber que a maioria das pessoas simplesmente amassa os recibos e joga fora. Mesmo se eu cobrasse só R$ 1 por esse aplicativo, ninguém iria pagar. A minha solução não era melhor do que a atual, ou seja, simplesmente jogar fora.

De modo geral, quanto mais próxima é a sua solução da atual solução do mercado, mais fraca é a proposta de valor. Quanto mais distante (ou seja, mais prática, conveniente, rápida, cômoda), mais forte a proposta de valor.

Por isso, antes de montar o negócio, você precisa entender o problema a ser resolvido e como o problema é resolvido hoje. Se esse problema não é resolvido hoje, ou ele não existe ou você acabou de achar um caminho para construir um projeto mais sólido.

Existem métodos que auxiliam a descobrir o problema a ser resolvido, como pesquisa com clientes e de mercado. Abordaremos esses e outros temas em futuras colunas. Até lá e um abraço!