Um relógio pode salvar a sua vida?
Por Júnior Borneli
11 de março de 2019 às 10:17 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Nos Estados Unidos, uma jovem de 18 anos. Na Noruega, um homem de 65 anos. E na China, um senhor de 76 anos.
Todas essas pessoas estão vivas hoje porque estavam usando um relógio. Sim, um Apple Watch, relógio inteligente da Apple, que monitora a saúde dos usuários.
No caso da jovem de 18 anos, o relógio alertou que seus batimentos cardíacos estavam a 190 por minuto, com ritmo irregular.
No homem norueguês, o relógio emitiu mensagens para os serviços de emergência depois dele ter caído no banheiro e ficado desacordado, com batimentos cardíacos muito baixos.
Já o senhor chinês participava de uma festa, quando o relógio avisou que seus batimentos cardíacos estavam irregulares e ele imediatamente foi para um hospital.
O Apple Watch, de quarta geração, é o gadget mais eficiente para monitoramento da saúde, hoje em dia. Além das funções citadas acima, ele faz eletrocardiograma e identifica diversas disfunções cardíacas.
Obviamente ele ainda não substitui um diagnóstico feito por um médico, mas indica quando há algum tipo de problema.
Mas o que mais chama a atenção é que, de fato, entramos na era do monitoramento individual da saúde, com avaliações em tempo real.
É incrível imaginar que estamos apenas engatinhando nessas tecnologias. O que virá adiante será espetacular! Imagine quantos dados podem ser gerados a partir da avaliação instantânea de milhões de pessoas ao redor do planeta. A medicina vai evoluir de forma exponencial!
Hoje já estão disponíveis equipamentos capazes de prever convulsões com 25 minutos de antecedência, pílulas robóticas que são ingeridas e substituem a endoscopia, sensores que monitoram a localização de pessoas com Alzheimer e muito mais.
Algumas destas soluções, inclusive, foram apresentadas no Health Tech Conference, maior evento sobre tecnologia e inovação para a área médica já feito no Brasil, e que terá uma nova edição no dia 25 de abril de 2019.
A tecnologia vai impactar diretamente os profissionais da saúde, que terão que se reinventar para continuarem competitivos no mercado de trabalho.
Muitos empregos – inclusive de médicos – não existirão mais da forma como são hoje. Inteligência artificial, robótica, realidade aumentada… tudo isso vai mudar completamente a forma como lidamos com a saúde hoje.
Acesse o site do Health Tech Conference e saiba mais sobre a revolução que se aproxima. Confira agora o site oficial da conferência.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários