Um dos principais VCs do Brasil acaba de lançar um (excelente) livro

Da Redação

Por Da Redação

19 de setembro de 2016 às 12:02 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Eu tenho sorte de ter um trabalho que consegue me surpreender constantemente. Eu acompanhei uma reunião de Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos, com uma startup. Embora eu tenha prometido não dizer qual startup era, fiquei, pessoalmente, impressionadíssimo com a quantidade de informações que Edson.

Para qualquer coisa minimamente “errada” (não é a palavra correta, mas para efeitos de simplificação, vamos mantê-la) que se falava, Edson tinha uma resposta na ponta da língua. Sabia todos os exemplos de empresas que tentaram fazer algo similar ao que a startup está fazendo, quem deu certo e quem pivotou para fazer o que. “Ah, mas podemos fazer isso”, disse uma pessoa importante da startup na reunião, citando um plano futuro daquela startup. “É o que fulano fez. Não deu certo nem nos Estados Unidos”, rebatia.

E é o tipo de pessoa que te bate com tanto conhecimento que ninguém nem ousava falar um “ai”. “Vocês já leram tal livro?”, indagou. Ninguém havia lido. “Básico, para todos vocês”, completou. Ninguém nem torceu o nariz. Apenas anotavam, atentamente, o que Edson falava (tenho certeza que o livro mencionado será lido por bastante gente que estava naquela reunião).

Ali eu percebi que a chancela dele para as coisas que estavam certas era igualmente importante. A grande quantidade de insights surgidos na reunião foi surpreendente. O resultado desse período com Edson é uma empresa mais forte, mais capaz de corrigir alguns erros que surgem no começo da vida de startup, mais capaz de avaliar algumas questões e seguir em frente com mais força.

Todo mundo saiu bastante energizado e agradeceu o tempo do Edson, com a vontade redobrada. Talvez dispostos a transformar a empresa em um dos primeiros unicórnios brasileiros.

Logo depois da reunião, consegui puxar ele para baixo e chama-lo para conhecer o escritório do StartSe. E aí passei um dos maiores micos da minha vida: pedir para ele gravar um vídeo ao vivo falando do livro que ele está lançando e gravar com o celular virado na posição errada. Auto-penitência de lado, é muito bacana ter a oportunidade.

Convidei-o para colaborar com o StartSe e ele topou, na hora. Vai ser ótimo contar com o conhecimento dele para você, leitor!

Afinal, embora esse tipo de reunião com um VC seja para poucos, o conhecimento de Edson Rigonatti não pode estar restrito apenas a quem está por perto dele. Então vamos compartilhá-lo!

E um jeito riquíssimo de aprender com esse grande investidor é através do livro que ele acaba de lançar, “A Jornada do Empreendedor – O Herói de Nossa Era”. É tão recente que a noite de autógrafos e lançamento ainda não passou: vai ser no dia 22 de setembro, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, aqui em São Paulo, às 19h00.

O livro basicamente fala de quatro características do empreendedor através de Steve Jobs (o product manager), Sergey Brin (talent manager), Andy Grove (criador de processos incríveis) e Warren Buffett (o maior investidor da história). O livro, que pode ser adquirido através deste site tem 230 páginas e foi escrito em conjunto com Laura Mello e Martino Bagini, outros sócios da Astella Investimentos. Ele varia de R$ 29,90 (e-book) até R$ 69,90 (versão impressa).

Tendo sido impressionado pela conversa, eu tenho certeza comprar o meu. E recomendo que você faça o mesmo, seja empreendedor, investidor, simpatizante ou apenas gostar de uma boa forma de ampliar o conhecimento.